Tipos de dados

Basicamente os dados, dividem-se em contínuos e discretos. O primeiro é definido como qualquer valor entre dois limites quaisquer, tal como um diâmetro. Portanto trata-se de um valor que ser "quebrado". São dados contínuos, questões que envolvem idade, renda, gastos, vendas, faturamento, entre muitas outras.

Quando fala-se em valores discretos, aborda-se um valor exato, tal como quantidade de peças defeituosas. Comumente utiliza-se este tipo de variáveis para tratar de numero de filhos, satisfação e escalas nominais no geral.

A tipologia dos dados determina a variável, ela será portanto contínua ou discreta. Isto quer dizer que ao definir-se uma variável com contínua ou discreta, futuramente já definiu-se que tipo de tratamento se dará a ela.

De acordo com o que dissemos anteriormente, numa análise estatística distinguem-se essencialmente duas fases: 

Uma primeira fase em que se procura descrever e estudar a amostra (Estatística Descritiva) e uma segunda fase em que se procura tirar conclusões para a população (Estatística Indutiva).

1ª Fase (Estatística Descritiva): procura-se descrever a amostra, pondo em evidência as características principais e as propriedades. 

2ª Fase (Estatística Indutiva): conhecidas certas propriedades (obtidas a partir de uma análise descritiva da amostra), expressas por meio de proposições, imaginam-se proposições mais gerais, que exprimam a existência de leis (na população). 

No entanto, ao contrário das proposições deduzidas, não podemos dizer que são falsas ou verdadeiras, já que foram verificadas sobre um conjunto restrito de indivíduos, e portanto não são falsas, mas não foram verificadas para todos os indivíduos da População, pelo que também não podemos afirmar que são verdadeiras.

Existe, assim, um certo grau de incerteza (percentagem de erro) que é medido em termos de Probabilidade.

Considerando o que foi dito anteriormente sobre a Estatística Indutiva, precisamos aqui da noção de Probabilidade, para medir o grau de incerteza que existe, quando tiramos uma conclusão para a população, a partir da observação da amostra.

Clique aqui para ver o exemplo 4

Como referenciar: "Tipos de dados (Estatística)" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 25/04/2018 às 23:01. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/basica/pagina4_2.php