Medidas de tendência central

As mais importantes medidas de tendência central são a média aritmética, média aritmética para dados agrupados, média aritmética ponderada, mediana, moda, média geométrica, média harmônica, quartis.

Quando se estuda variabilidade, as medidas mais importantes são: amplitude, desvio padrão e variância.

Medidas Fórmula
Média aritmética
Média aritmética para dados agrupados
Média aritmética ponderada
Mediana 1) Se n é impar, o valor é central, 2) se n é par, o valor é a média dos dois valores centrais
Moda Valor que ocorre com mais frequência.
Média geométrica
Média harmônica
Quartil

Sendo a média uma medida tão sensível aos dados, é preciso ter cuidado com a sua utilização, pois pode dar uma imagem distorcida dos dados.

Pode-se mostrar que, quando a distribuição dos dados é "normal", então a melhor medida de localização do centro é a média.

A distribuição normal é uma das mais importantes e que surge com mais frequência nas aplicações (esse fato justifica a grande utilização da média).

A média possui uma particularidade bastante interessante, que consiste no seguinte:  se calcularmos os desvios de todas as observações relativamente à média e somarmos esses desvios, o resultado obtido é igual a zero.

A média tem uma outra característica, que torna a sua utilização vantajosa em certas aplicações: quando o que se pretende representar é a quantidade total expressa pelos dados, utiliza-se a média.

Na realidade, ao multiplicar a média pelo número total de elementos, obtemos a quantidade pretendida.

Próximo: Moda e mediana
Como referenciar: "Medidas de tendência central (Estatística)" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 20/09/2018 às 21:27. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/basica/pagina5_2.php