Recenseamento

Recenseamento é a contagem oficial e periódica dos indivíduos de um país, ou parte de um país. Ele abrange, no entanto, um leque mais vasto de situações. Assim, pode definir-se recenseamento do seguinte modo: 

Estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo. 

Estatística descritiva e estatística indutiva

Sondagem

Por vezes, não é viável nem desejável, principalmente quando o número de elementos da população é muito elevado, inquirir todos os seus elementos sempre que se quer estudar uma ou mais características particulares dessa população.

Assim surge o conceito de sondagem, que se pode tentar definir como:

Estudo científico de uma parte de uma população com o objetivo de estudar atitudes, hábitos e preferências da população relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos de interesse comum. 

Nos próximos tópicos, estudaremos a amostragem e logo após as duas fases que se distinguem em uma análise estatística: a estatística "descritiva" e a "indutiva".

Próximo: Amostragem
Como referenciar: "Recenseamento, Estatística descritiva e indutiva" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 25/04/2018 às 22:38. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/basica/pagina2.php