Você está em Material de apoio

Educação Financeira

Os brasileiros sempre sofreram pela falta de uma educação financeira de qualidade. Raramente é ensinado como se deve lidar com o dinheiro em casa ou na escola.

A partir de 2020, como disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, a educação financeira certamente irá reduzir o endividamento no país (atualmente, são mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil).

A educação financeira é um conjunto de ações relacionadas a diminuir despesas, aumentar ganhos, investir e acumular riqueza. Ou seja, educar financeiramente é ensinar a arte de dominar o dinheiro, tornando-se mais consciente de cada ação em relação a ele.

Além disso, é o melhor caminho para enriquecer e formar um patrimônio consistente, trazendo muita tranquilidade para as pessoas e suas famílias.

Primeiros passos em direção à tranquilidade financeira

1) Gastar menos que se ganha. O corte de gastos é algo doloroso de se fazer, mas neste primeiro momento é fundamental.

2) Negociar as dívidas e colocar a "casa em ordem".

3) Criar uma reserva de emergência que contenha de 6 a 12 vezes o seu custo de vida mensal, para usar em caso de imprevistos. Por exemplo, se o seu custo de vida mensal é R$ 2.000,00, sua reserva de emergência deve ser de pelo menos R$ 12.000,00.

4) Investir melhor, fazendo o dinheiro "trabalhar" para você, rendendo juros. Algumas pessoas ainda guardam o dinheiro que sobra na poupança, mas esta não é a melhor alternativa. Veremos a seguir quais são as aplicações mais recomendadas, tanto para sua reserva de emergência como para investir o valor que sobrar.

O Só Matemática está com você nesta caminhada!

Com esta seção, nosso objetivo é auxiliar nossos usuários na administração dos seus rendimentos e nas decisões de investimento. Periodicamente, publicaremos informações sobre educação financeira e as diferentes alternativas de investimento, tanto em renda fixa como renda variável. Para iniciar, vamos abordar as três aplicações mais conhecidas:

Poupança: ainda vale a pena?

Tesouro Direto: maior rentabilidade

CDB: o que é e quanto rende por mês?

Simulador de investimentos

O nosso simulador ajuda você a calcular quanto o seu dinheiro irá render, fazendo comparações entre as diversas aplicações disponíveis no mercado.


Acesse o nosso Simulador de Investimentos

Como referenciar: "Educação Financeira" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 20/11/2019 às 13:24. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/educacaoFinanceira.php