Definições de Estatística

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

Enfim, quando se fala de estatística, fala-se de uma ciência presente em todos os eventos mensuráveis do cotidiano.

Muitas vezes ela está tão presente nas atividades rotineiras que não se dá conta de que a mesma encontra-se ali. Por exemplo, em um jogo de futebol, tomando-se a goleira e seu espaço vizinho, tem-se uma distribuição normal. Sim, afinal ao longo do jogo, os chutes a gol, tendem à área delimitada e defendida pelo goleiro.

Ao final do jogo se houvesse uma quantificação dos chutes a gol, ter-se-ia a normalidade dos chutes (provavelmente entre 68% a 99% dos chutes para a linha de fundo concentrar-se-iam neste espaço). Este é apenas um dos inúmeros exemplos que fazem com a estatística seja mais familiar do que se imagina.

Próximo: Coleta de dados
Como referenciar: "Definições de Estatística" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 22/07/2018 às 13:43. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/ap2.php