📄 Definições de Estatística
📄 Coleta de dados
📄 População e amostra
📄 Amostragem
📄 Amostra não probabilística
📄 Amostra probabilística
📄 Dimensionamento da amostra
📄 Tipos de dados
📄 Tipos de variáveis escalares
📄 Distribuição de frequências
📄 Regras para a distribuição de frequências
📄 Medidas de tendência central
📄 Variabilidade
📄 Teste de hipótese
📄 Estatística não paramétrica
📄 Teste do qui quadrado
📄 Teste do qui quadrado para duas amostras
📄 Teste T para duas amostras não relacionadas
📄 Análise de variância
📄 Regressão simples (RLS)
📄 Regressão linear múltipla (RLM)
📄 Exercícios e bibliografia
Estatística básica para pesquisa de mercado
Introdução
O mundo dos negócios, em qualquer que seja a área, de Recursos Humanos a Marketing, não pode mais embasar as tomadas de decisões e assumir risco simplesmente no feeling e no bom-senso dos executivos e gerentes organizacionais.
A complexidade da sociedade e dos mercados apresentada atualmente exige que estes agentes se utilizem de recursos precisos e poderosos de forma a minimizar os potenciais riscos da atividade econômica. Neste contexto pode-se destacar a crescente utilização da informática, do método e dos recursos de estatística nas organizações que almejam destacar-se como agentes econômicos de ponta.
O barateamento exponencial destes recursos nos últimos anos tem feito que muitas empresas invistam neste hardware (computadores, pacotes estatísticos, Internet, bases de dados) mas uma menor atenção tem sido dada ao “humanware” ou seja aos indivíduos que efetivamente extrairão deste arsenal tecnológico a informação e o conhecimento que possibilitarão conduzir estas organizações à liderança em seus segmentos. Sem este aprimoramento do “humanware” de muita pouca valia será o investimento feito no aparato tecnológico.
Este curso tem a intenção de aportar conhecimentos básicos de ferramentas e métodos relacionados à pesquisa e à análise estatística de dados visando o aprimoramento da utilização de poderosos recursos com a visão gerencial de como, e porque explorar a informação e de como enxergar em um “oceano” de dados aqueles que efetivamente são capazes de promover um diferencial competitivo à organização. Estatística básica para pesquisa de mercado não pretende cobrir todas as possibilidades da análise estatística de dados mas sim de prover uma consistente base sobre a qual novas habilidades podem ser facilmente construídas e desenvolvidas. Bem-vindo ao mundo da análise estatística de dados!!!!
Marcus Vinicius da Cunha Júnior, Estudante de Doutorado - University of Florida