Dimensionamento da amostra

Quando deseja-se dimensionar o tamanho da amostra, o procedimento desenvolve-se em três etapas distintas:

1. Avaliar o instrumento de coleta de dados e julgar a variável mais importante do questionário ou o grupo de variáveis mais significativas;

2. Analisar se é ordinal, intervalar ou nominal;

3. Verificar se a população é finita ou infinita;

Variável intervalar e população infinita

Variável intervalar e população finita

Variável nominal ou ordinal e população infinita

Variável nominal ou ordinal e população finita

Obs.: A proporção (p) será a estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis escolhidos para a variável adotada. Por exemplo, 60% dos telefones da amostra é Nokia, então p será 0,60.

A proporção (q) será sempre 1 - p. Neste exemplo q, será 0,4. O erro é representado por d.

Para casos em que não se tenha como identificar as proporções confere-se 0,5 para p e q.

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Como referenciar: "Dimensionamento da amostra (Estatística básica para pesquisa de mercado)" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 05/12/2024 às 15:24. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/estat/ap14.php

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