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📄 Amostra probabilística
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📄 Regras para a distribuição de frequências
📄 Medidas de tendência central
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📄 Teste do qui quadrado para duas amostras
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📄 Análise de variância
📄 Regressão simples (RLS)
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📄 Exercícios e bibliografia
Medidas de tendência central
Há várias medidas de tendência central, entretanto neste material será realizado o estudo apenas daquelas que forem as mais significativas para a teoria de pesquisa mercadológica.
As mais importante medidas de tendência central, são a média aritmética, média aritmética para dados agrupados, média aritmética ponderada, mediana, moda, média geométrica, média harmônica, quartis.
Quando se estuda variabilidade, as medidas mais importantes são: amplitude, desvio padrão e variância.
Medidas |
Fórmula |
Exemplo |
Média aritmética |
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Média aritmética para dados agrupados |
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Média aritmética ponderada |
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4 (4) + 6 (9) = 7 |
Mediana |
1) Se n é impar, o valor é central, 2) se n é par, o valor é a média dos dois valores centrais. |
12 13 14 = 13 12 13 14 15 = 13,5 |
Moda |
Valor que ocorre com mais frequência. |
22 23 22 22 34 45 = 22 |
Média geométrica |
G = nv X1 X2... |
3v12 x 14 x 16 = 13,90 |
Média harmônica |
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Quartis |
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Exemplo de calculo de quartil:
Para a amostra abaixo, calcular o primeiro e o terceiro quartis:
1) Valores em ordem crescente e cálculo de p(i).
13,3 13,5 17,2 13,8 12,3 12,7 13,0 14,5 14,9 15,8 13,1 13,3 14,1
12,3 12,7 13,0 13,1 13,3 13,3 13,5 13,8 14,1 14,5 14,9 15,8 17,2
X
(i) |
i |
|
12,3 12,7 13,0 13,1 13,3 13,3 13,5 13,8 14,1 14,5 14,9 15,8 17,2 |
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 |
0,038 0,115 0,192 0,269 0,346 0,423 0,500 0,577 0,654 0,731 0,808 0,885 0,962 |
2) Valores imediatamente acima e abaixo de 0,25 (13,0 e 13,1), associados com p(inf) = 0,192 e p (sup) = 0,269
Valores imediatamente acima e abaixo de 0,75: x(inf) = 14,5 e x (sup) = 14,9, associados com p(inf) = 0,731 e p(sup) = 0,808:
O valor para o segundo quartil é representado pela mediana (13,5).