Cosseno - Origem da palavra

Enquanto o seno (leia a história da palavra seno) teve seu nome determinado por matemáticos que escreviam em árabe, o nome do cosseno foi criado por europeus que escreviam em latim. Pela história do seno, fica claro que o nome sinus não era o mais adequado para representar este conceito matemático. Porém, como ele foi utilizado pela maioria dos matemáticos da época, o cosseno acabou sendo baseado nele também, pois havia a necessidade de expressar o "complemento" do seno.

A partir do século XV, quando ainda não existia o termo cosseno, alguns matemáticos começaram a usar outras expressões para definí-lo, como sinus rectus complementi (Regiomontanus), sinus rectus secundus / sinus residuae (Vieta) e sinus secundus (Magini).

O termo co.sinus aparece pela primeira vez na obra Canon triangulorum (1620), de Edmund Gunter, matemático inglês com descendência galesa. Neste trabalho, o cosseno (co.sinus) é definido como uma abreviação para sinus complementi (seno do ângulo complementar). Um pouco mais tarde, em 1658, este termo teria sido modificado por John Newton para cosinus, sendo este formato aceito e usado por todos.

No Dicionário Oxford, consta a forma inglesa (cosine) em um trecho de 1635: “As the Radius Is to the cosine of the angle given” (Como o raio é para o cosseno do ângulo dado).

<< Anterior
Combinatória
Como referenciar: "Cosseno - Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 17/10/2019 às 05:07. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/historia/palavra_cosseno.php