Combinatória - Origem da palavra

Embora existam registros desde a pré-história envolvendo problemas sobre o assunto, o termo "combinatória", no sentido mais moderno da matemática, foi usado pela primeira vez no trabalho Dissertatio de Arte Combinatoria (Dissertação sobre Artes Combinacionais), escrito por Gottfried Wilhelm Leibniz e publicado em 1666 na cidade de Leipzig, na Alemanha.

Um fato curioso é que este trabalho foi uma versão estendida da primeira dissertação de doutorado de Leibniz, escrita antes do autor ter estudado a fundo a matemática. Em 1690, o folheto foi reeditado sem o consentimento de Leibniz, o que o levou a expressar seu aborrecimento sobre a sua circulação, por considerar que era imaturo na oportunidade. Mesmo assim, foi um trabalho original e que conferiu a ele grande visibilidade entre os estudiosos da época.

Em língua inglesa, o termo "combinatória" foi aparecer somente em 1818 em uma obra de Peter Nicholson (OED2), intitulada Essays on the Combinatorial Analysis (Ensaios sobre a análise combinatória).

<< Anterior
Aritmética
Como referenciar: "Combinatória - Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 16/12/2019 às 10:01. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/historia/palavra_combinatoria.php