Aritmética - Origem da palavra

Deriva do grego arithmos, que significa número. Hoje, sabemos que a palavra aritmética está relacionada à parte da matemática que estuda as operações numéricas, como soma, subtração, multiplicação e divisão. Porém, ao longo do tempo, a etimologia da palavra aritmética sofreu algumas interpretações equivocadas.

Na Idade Média, por exemplo, surgiu um "r" extra, como se estivesse relacionada com "métrica". Em 1116, o estudioso Platão de Tivoli, em sua tradução de Abraham Savasorda, utiliza "Boetius in arismetricis". Passados 24 anos, em 1140, o tradutor Johannes Hispalensis apresenta um trabalho com o título "Arismetrica". Cinquenta anos depois, encontramos Fibonacci usando a forma "Rismetirca". O "r" extra geralmente estava presente na literatura italiana, mas quando passou para a Alemanha e posteriormente para a França, começou a desaparecer.

Ocorreram também outras variações na ortografia da palavra aritmética, porém menos significativas, pois refletiam apenas questões de pronúncia. Já em língua inglesa, os primeiros registros de uso da palavra aritmética datam do século XIII (mais especificamente, entre 1200 e 1250).

<< Anterior
Apótema
Próxima >>
Combinatória
Como referenciar: "Aritmética - Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 07/12/2024 às 01:50. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/historia/palavra_aritmetica.php

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.