Álgebra - Origem da palavra

A origem da palavra "álgebra" é intrigante, pois não possui uma etimologia nítida ou derivação de outra palavra. Álgebra é uma variante latina da palavra árabe al-jabr, usada no título de um livro, Hisab al-jabr w'al-muqabalah, escrito em Bagdá por volta do ano 825 pelo matemático árabe Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi. Este trabalho de álgebra é com frequência citado, abreviadamente, como Al-jabr.

Nele, o termo al-jabr refere-se à operação de transposição de uma quantidade subtraída de um lado de uma equação para o outro lado, onde se torna uma quantidade agregada. Al-muqâbalah refere-se à redução de um termo positivo, subtraindo quantidades iguais de ambos os lados da equação.

A palavra al-jabr significa "reunião de partes quebradas". Quando os mouros levaram a palavra al-jabr para a Espanha, um algebrista se tornou um "restaurador", aquele que restitui ossos quebrados. Assim, na obra Dom Quixote, menciona-se "um algebrista que atendeu o sem-sorte de Sansão". O dicionário Oxford também apresenta a citação de um livro sobre cirurgia de 1541: "As ajudas da álgebra e das luxações".

Em torno de 1140, quando Robert de Chester traduziu o trabalho de al-Khowarizmi para o latim, as palavras no título não foram traduzidas, sendo emprestadas as palavras árabes, ficando então o título Liber algebrae et almucabala.

Chegou a se acreditar que a palavra álgebra derivava do nome Gabir ben Allah de Sevilha, comumente chamado Geber, um conhecido astrônomo aparentemente habilidoso em álgebra. O dicionário matemático de Joseph Raphson (1702) cita: "Álgebra, de Al em árabe, que significa excelente, e Geber, o nome do suposto inventor". Esta etimologia não é totalmente absurda, embora não seja mais que uma suposição.

A álgebra de al-Khowarizmi foi o nome de uma operação usada na resolução de uma equação, mas em 1600 a palavra foi aplicada ao estudo em que essa operação foi usada. Já nos séculos 19 e 20, a palavra álgebra adquiriu outros significados, seja para significar um cálculo formal ou identificar algumas construções específicas, como a álgebra booleana e álgebra de conjuntos.

<< Anterior
Abscissa
Próxima >>
Apótema
Como referenciar: "Álgebra - Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 16/12/2019 às 09:36. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/historia/palavra_algebra.php