Abscissa - Origem da palavra

Vem do adjetivo latim abscíssus, que significa "separado em dois, interrompido, apartado". Em 1919, o matemático suiço Florian Cajori afirmou que as palavras "abscissa" e "ordenada" não foram usadas por Descartes. Sabe-se também que, embora a palavra "abscissa" tenha sido usada pelo menos desde a obra De Practica Geometrie, publicada em 1220 por Fibonacci (Leonardo de Pisa), seu uso no sentido mais moderno se deve a outros matemáticos, vários séculos após.

O uso técnico de "abscissa" é observado no século XVIII por C. Wolf e outros. Antes disso, no sentido mais geral de distância, a palavra abscissa foi usada por Bonaventura Cavalieri em seu trabalho sobre os "indivisíveis", por Stefano degli Angeli (1623-1697), entre outros.

O matemático Cajori afirmou, em 1906, que o termo abscissa ocorreu pela primeira vez em um trabalho de 1659, escrito por Stefano degli Angeli, professor de Matemática em Roma.

 
Próxima >>
Álgebra
Como referenciar: "Abscissa - Origem das palavras matemáticas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 16/12/2019 às 10:03. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/historia/palavra_abscissa.php