Você está em Ajuda > Dicionário matemático

Dicionário matemático - Letras I/J/K

ICOSAEDRO - Um poliedro com 20 faces.

IDENTIDADE - Forma de mostrar que duas expressões tem o mesmo valor.

ÍMPAR - Diz-se do número inteiro que não é divisível por 2 ou o que não tem 2 como fator.

INCLINAÇÃO DE UMA RETA - Se dois pontos de uma reta têm a mesma abscissa, diz-se que a reta é vertical e se as abscissas são diferentes a reta é inclinada. Quando é possível, a inclinação é obtida pela divisão entre a diferença das ordenadas e a diferença das abscissas de dois pontos quaisquer.

ÍNDICE - O valor que figura na raiz de um número indicando o expoente a que terá de ser elevado o resultado para obter esse número.

INEQUAÇÃO - Desigualdade verificada a determinado(s) valor(es) atribuídos à variável.

INFINITO - Que não é finito. O conjunto dos números naturais é infinito, pois sempre existirá um outro natural que supera o anterior. Significa algo tão grande que não pode ser contado.

INTEGRAL - Função inversa da derivada. Função que gera, a partir de como as variáveis de determinada função se relacionam, uma outra função mais abrangente, que descreve um comportamento mais amplo (integral).

INTERPOLAÇÃO - Método para encontrar valores de uma sucessão entre dois valores consecutivos conhecidos.

INTERSECÇÃO - A interseção de dois conjuntos é o conjunto de todos os elementos que pertencem aos dois conjuntos simultaneamente. A interseção dos conjuntos A e B é denotada por Ainterseccao.gif (299 bytes)B e lê-se "A intersecção B". A intersecção de conjuntos satisfaz as seguintes propriedades:

  1. Ainterseccao.gif (299 bytes)A = A e Ainterseccao.gif (299 bytes)vazio.gif (309 bytes) = vazio.gif (309 bytes)
  2. Ainterseccao.gif (299 bytes)B = Binterseccao.gif (299 bytes)A (A intersecção é comutativa)
  3. (Ainterseccao.gif (299 bytes)B)interseccao.gif (299 bytes)C = Ainterseccao.gif (299 bytes)(Binterseccao.gif (299 bytes)C) (A intersecção é associativa).

INTERVALO - Um intervalo finito da reta real reais.gif (312 bytes) é um subconjunto de reais.gif (312 bytes) que possui uma das seguintes formas:

  1. [a,b] = {x real: a < × < b}
  2. (a,b) = {x real: a < × < b}
  3. [a,b) = {x real: a < × < b}
  4. (a,b] = {x real: a < × < b}

INVERSO - Contrário, invertido, oposto.

JURO - Lucro calculado sobre determinada taxa de dinheiro emprestado ou de capital empregado; rendimento, interesse.

JUROS SIMPLES - o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.


JUROS COMPOSTOS - o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja, o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

A  -  B  -  C  -  D  -  E  -  F  -  G  -  H  -  I/J/K  - L   -   M   -   N   -   O   -   P   -   Q   -   R   -   S   -   T   -   U/V   -   X/Z

Como referenciar: "Dicionário matemático" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 23/07/2018 às 08:39. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/dicionarioMatematico/i.php