Você está em Entretenimento > Curiosidades

O fantástico truque das moedas

Pegue 5 moedas e peça para uma pessoa organizá-las da forma que ela quiser (cara ou coroa voltada para cima). Por exemplo:

Veja que, nesse exemplo, foram escolhidas 3 coroas e 2 caras. Agora vire-se de costas e peça para a pessoa virar quantas moedas ela quiser. Cada vez que ela virar uma moeda, ela deve dizer a palavra "VIREI".

Quando encerrar, peça para a pessoa colocar a mão sobre uma das moedas. Agora você vai virar de frente novamente, e dizer se a moeda que está embaixo da mão da pessoa é CARA ou COROA! Quer saber como?

O TRUQUE: antes de virar-se de costas, conte o número de coroas. No exemplo são 3, ou seja, é um número ímpar. Toda vez que a pessoa disse a palavra "VIREI", o número de coroas troca de ímpar para par ou de par para ímpar. Por exemplo, na situação acima, se a pessoa disser "VIREI" três vezes, teremos:

1ª vez - nº de coroas par
2ª vez - nº de coroas ímpar
3ª vez - nº de coroas par

Ao virar-se de frente, a pessoa estará com a mão sobre uma das moedas, mas você estará vendo as outras quatro. Então, em nosso exemplo, basta ver se o número de coroas que você está vendo é par. Se não for, a moeda que está embaixo da mão é COROA. Caso contrário, é CARA.

Vamos ilustrar nosso exemplo para que você entenda melhor. Imagine que, das moedas do desenho acima, viramos a primeira e a segunda. Então teríamos:

Como foram viradas 2 moedas, o número de coroas deve continuar sendo ímpar. Por exemplo, se a pessoa colocar a mão sobre a quarta moeda:

?

Você saberá que a moeda que falta é CARA, pois já existe um número ímpar (1) de coroas.

<< Anterior
Mágica com o calendário
Próxima >>
Multiplicando com os dedos
Como referenciar: "O fantástico truque das moedas" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 16/12/2018 às 09:35. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c39.php