Edmond Halley

Ainda que sejam centenas os cometas observados ao longo dos tempos, o cometa de Halley é o mais falado, atravessa a história da Humanidade, é como um traço de união, associando-nos a todos os nossos antepassados que o contemplaram a todos os nossos descendentes que o contemplaram.

Mas quem é a personagem cujo o nome a ele está ligado? Sir Edmond Halley (1656-1742) foi o matemático e astrónomo Inglês, nascido em Londres, que percebeu que os cometas observados datas intervaladas, em média, de 76 anos desde de tempos remotos eram o mesmo cometa pois a órbita elíptica era absulutamente idêntica à desses outros cometas. E escreveu "Posso, com alguma certeza, prever o regresso deste cometa para 1758". E acrescentou prodente: " A posteridade não se furtará certamente a reconhecer que este facto foi descoberto por Inglês....".

A expectativa era grande quando chegou 1758, e o cometa não aparece. Sábios eminentes defendem que ele não regressará e continuam a pôr em dúvida as leis da gravitação universal de Newton de que Halley, grande amigo de Newton, tiveram uma boa intuição dizendo que a força que atrai um planeta em direcção ao sol diminui inversamente proporcional ao quadrado da distância. Entretanto matemáticos Franceses, nomeadamente Joseph-Jérome le Français de LALANDE (1732-1807) mergulham num trabalho de monge para recalcular as posições do cometa na sua trajectória segundo os cálculos de Halley, e 6 meses depois, revelam que "o cometa atrasou-se por causa de Saturno e Júpiter" e advertem que ninguém duvide, ele vai chegar!

Na noite de Natal, em Saxe, um astrônomo amador captou-o no seu telescópio, e mais tarde foi visto do Observatório de Paris. Era o triunfo! Pela primeira vez a matemática previu o regresso de um cometa! Halley tinha razão. A gravitação universal de Newton era confirmada. Esse cometa ficará para sempre com o seu nome (Cometa de Halley). Voltou a aparecer como previsto em 1835, em 1910, em 1986, e regressará no ano 2061...

Como referenciar: "Edmond Halley" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 16/12/2019 às 11:15. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/halley.php