Charles Auguste Briot

Charles Auguste Briot, matemático francês, nasceu no dia 19 de julho de 1817 em St. Hippolyte. Foi responsável por importantes contribuições em análise, calor, luz e eletricidade. Apesar de ter perdido o movimento do braço, devido a um acidente de infância, nunca desistiu de ser um professor.

Em 1838, um ano após sua chegada em Paris, começou a estudar na Ecole Normale Supérieure (1838), onde obteve um doutorado (1842) defendendo um trabalho sobre a órbita de um corpo sólido ao redor de um ponto fixo. Tornou-se professor no Orléans Lycée e posteriormente na Universidade de Lyon, onde reencontrou o amigo de infância Claude Bouquet, com quem fez um trabalho importante em análise.

Em 1851, voltou para Paris, onde ensinou em vários liceus e foi professor substituto em diversos cursos superiores. Ensinou cálculo, mecânica e astronomia, especialmente na Ecole Polytechnique e na Faculté des Sciences. Na década seguinte, em 1864, tornou-se professor da Sorbonne e da Ecole Normale Supérieure. Briot escreveu muitos livros importantes na área de ensino, e recebeu várias honrarias pelo seu trabalho.

Morreu no dia 20 de setembro de 1882, em Bourg-d'Ault, França.

Como referenciar: "Charles Auguste Briot" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 20/09/2018 às 22:00. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/briot.php