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Uso de Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (página 3)

3. POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA COM JOGOS OU MATERIAIS CONCRETOS? QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTA MODALIDADE DE ENSINO?

Antes de falarmos em jogos vamos apresentar uma ideia do que é a matemática e como ela é vista pelos alunos. Para Góes (2015, p. 101), “a matemática como ciência está presente em nosso cotidiano. Ela pode ser encontrada nas formas geométricas, em situações comerciais e na contagem do tempo”. Moreira e Dias afirmam ainda que:

A matemática é vista pelos alunos como uma disciplina difícil. A maioria apresenta dificuldades e como consequência não aprende, o que gera um grande desinteresse pela matéria e talvez seja este o grande pavor que os alunos têm pela disciplina. Aprender matemática na visão dos alunos não é uma tarefa fácil. É comum encontrar alguns alunos dizendo "eu não sou bom em Matemática", como se isto fosse até mesmo uma grande façanha e não um fato de depreciação para si mesmo. (MOREIRA, DIAS, 2010, p. 8).

Conforme descrevem os autores, podemos entender que a matemática não é simplesmente uma disciplina qualquer ou uma ciência, mas que ela está presente em nosso cotidiano, e que muitos alunos vêem esta ciência como uma disciplina difícil e dizem que não são capazes de compreendê-la.

Em grande parte das vezes, a matemática não é muito bem vista por estudantes, pois é vista como uma disciplina complicada. Isso se deve ao fato de alguns professores torná-la assim, pois na maioria das vezes utilizam o método tradicional de ensino, ou seja, explicam o conteúdo e pedem para que seus alunos resolvam exercícios em grande parte repetitivos tornando desta forma as aulas de matemática muito cansativas e sendo assim, levando os alunos ao desinteresse pela disciplina.

O jogo e o material manipulável fazem com que o aluno desenvolva de maneira significativa sua aprendizagem sobre diversos conceitos aplicados à matemática e são também estes materiais que levam o aluno a investigar como a matemática se aplica no seu cotidiano em diversas situações. Como exemplo podemos utilizar a geometria plana e espacial, pois o aluno a encontra em diversos lugares que o rodeiam.

De acordo com Moreira e Dias (2010, p. 10) “através da aplicação dos jogos, as aulas se tornam mais dinâmicas e prazerosas, facilitando assim o ensino-aprendizagem e levam o aluno a vivenciar e experimentar a Matemática, para poder aplicá-la no seu cotidiano, na sua vida”.

Referindo-se aos materiais concretos no ensino de matemática, estes podem ser utilizados nos anos finais do ensino fundamental, onde podemos introduzir o pensamento de Martinelli, Liliam Born e Paulo, que nos dizem que: “os materiais concretos formam hoje um conjunto aberto de recursos capazes de contribuir para a formação do pensamento matemático” (2016, p. 178).

Pensando em um método diferente para ensinar matemática nos anos finais do ensino fundamental podemos pensar em utilizar os famosos jogos, que de acordo com Groenwald e Timm “tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido” (2019, s.p.). Como podemos observar, ao contrário do método tradicional de ensino, o ensino de matemática com jogos pode trazer vários benefícios para o ensino e para aprendizagem em matemática.

Groenwald e Timm apresentam alguns benefícios que estão relacionados ao ensino de matemática com jogos, através dos quais:

[...] conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais; • existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites; •Não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta; • O aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber. (GROENWALD, TIMM, 2012, p. 2).

Conforme nos afirmam as autoras, o ensino de matemática com jogos pode sim, nos trazer vários benefícios, os quais foram citados acima. Como podemos reparar, os jogos não servem só como uma forma de ensinar, mas também de verificar se algum aluno está com dificuldades. Além disso, com os jogos matemáticos  os alunos não têm medo errar o jogo e  acabam se empolgando com o clima da atividade lúdica. Logo, acaba de certa forma havendo uma espécie de competição entre os participantes do jogo, os colegas, e com essa metodologia de ensino se obtém os objetivos que são os de que os alunos gostem de aprender matemática e superarem todas as suas dificuldades.

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