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Uso de Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (página 4)

4. QUEM PODE CONSTRUIR OS JOGOS UTILIZADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A construção dos jogos utilizados nas aulas de matemática pode ocorrer por meio do professor de matemática e por meio dos alunos. Nas palavras de Ribeiro (2012, p. 36) “se dá com a inserção de jogos elaborados pelo professor a quem compete, nesse caso, além de confeccionar o material necessário, analisar o potencial educativo do jogo no processo de ensino-aprendizagem em matemática”.

Refletindo sobre a colocação da autora podemos comentar novamente que os jogos são muito importantes enquanto atividades para o ensino de matemática, pois além de poder fazer uma análise sobre qual será o papel do jogo escolhido para apresentar, servirá também para revisar um conteúdo, ela ainda afirma que:

Um jogo desenvolvido pelo professor pode contemplar diferentes objetivos em relação ao ensino de matemática, dentre os quais destacam-se: exercitar o domínio de determinados algoritmos, desenvolver habilidades de calculo mental, construir determinadas ideias matemáticas ou mesmo explorar dificuldades encontradas em conteúdos específicos. Paralelamente, o trabalho com jogo pode estimular a formação de atitudes pessoais, tais como respeito aos colegas, cooperação e iniciativa. (RIBEIRO, 2012, p. 36)

Nesta perspectiva, pode-se perceber que a autora salienta que o jogo não gera somente aprendizado, pois o jogo também explora as dificuldades dos alunos que são encontradas em assuntos específicos de matemática. Outro aspecto interessante que autor coloca está relacionado com as atitudes pessoais dos alunos, pois com o jogo o aluno não somente brinca ou aprende conteúdos específicos, mas ele acaba se tornando um aluno com autonomia, um aluno que respeita os colegas e que coopera e interage durante as aulas de matemática.  

Um outro agente que pode elaborar e/ou construir jogos matemáticos são os alunos, que conforme Ribeiro:

Pode desencadear um processo de determinado conteúdo matemático específico, de modo que o jogo matemático apresente ideias corretas e claras. Nesse movimento, acompanhar a produção dos jogos pelos alunos é possível que o professor perceba evidências de dificuldades especificas dos alunos em determinados conteúdos. (RIBEIRO, 2012, p. 46).

Como citado acima, os alunos ao construírem seus próprios jogos matemáticos em conteúdos específicos, poderão apresentar dificuldades nos conteúdos dos jogos construídos por eles, dificuldades estas que podem ser detectadas pelo professor. Sendo assim, o professor ao perceber as dificuldades de seus alunos pode pensar em estratégias para superá-las e tornar o ensino e a aprendizagem em matemática prazerosos para ambas as partes, ou seja, o professor e o aluno.

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