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Uso de Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (página 2)

2. UM POUCO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Aprovada pelo conselho nacional de educação em dezembro de 2017, a base nacional comum curricular é “um documento normativo que define o conjunto orgânico progressivo das aprendizagens essenciais e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade”.

De acordo com França (2019, s.p.) a Base Nacional é uma ferramenta que visa a orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

A nova BNCC correspondente à área da matemática está dividida em quatro unidades temáticas:
• A primeira unidade está ligada aos números;
• A segunda está relacionada a álgebra;
• A terceira está associada a geometria;
• A quarta unidade está vinculada às grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Neste momento será pesquisado mais profundamente apenas três unidades temáticas das quatro disponibilizadas na BNCC. Os eixos pesquisados serão o eixo dos números, o da geometria e o da álgebra, que serão explicados detalhadamente a seguir.

De acordo com a BNCC:

A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. No processo da construção da noção de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções fundamentais da Matemática. Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e operações. (BNCC, 2018, p. 266).

 Nesta unidade temática poderão ser apresentados aos alunos   conteúdos relacionados ao sistema de numeração decimal, múltiplos, divisores, operações básicas a matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), frações, notação cientifica, dízimas periódicas, potenciação e radiciação, conjuntos numéricos, dentre outros conteúdos relacionados a disciplina de matemática que são abordados nos anos finais do ensino fundamental.

De acordo com a BNCC:

A expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Para que aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de problemas, sobretudo os geométricos, nos quais os números racionais não são suficientes para resolvê-los, de modo que eles reconheçam a necessidade de outros números: os irracionais, (BNCC, 2018, p. 267).

Com relação a segunda unidade temática, ou seja, a unidade temática relacionada à álgebra, a BNCC nos diz que:

O pensamento algébrico é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Para esse desenvolvimento, é necessário que os alunos identifiquem regularidades e padrões de sequências numéricas e não numéricas, estabeleçam leis matemáticas que expressem a relação de interdependência entre grandezas em diferentes contextos, bem como criar, interpretar e transitar entre as diversas representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados. As ideias matemáticas fundamentais vinculadas a essa unidade são: equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade. Em síntese, essa unidade temática deve enfatizar o desenvolvimento de uma linguagem, o estabelecimento de generalizações, a análise da interdependência de grandezas e a resolução de problemas por meio de equações ou inequações. (BNCC, 2018, p. 268).

Na segunda temática, é possível apresentar a resolução de equações do primeiro grau bem como resolver problemas relacionados à resolução de equações de primeiro grau, poderá ser apresentado também a resolução de expressões algébricas e compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

A terceira unidade temática que compõe esta pesquisa está relacionada a geometria, que segundo a BNCC:

Nessa unidade temática, estudar posição e deslocamentos no espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais pode desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. Esse pensamento é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes. (BNCC, 2018, p. 269)

Seguindo os parâmetros do eixo temático relacionado à geometria, pode-se trabalhar com os alunos das séries finais do ensino fundamental conteúdos como reconhecimento de sólidos geométricos (prismas e pirâmides), construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.

Também é possível com este eixo temático reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros; construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos. Com relação ao ensino de geometria a BNCC nos esclarece que:

[...] o ensino de Geometria precisa ser visto como consolidação e ampliação das aprendizagens realizadas. Nessa etapa, devem ser enfatizadas também as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações / reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, de modo a desenvolver os conceitos de congruência e semelhança. Esses conceitos devem ter destaque nessa fase do Ensino Fundamental, de modo que os alunos sejam capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento para realizar demonstrações simples, (BNCC, 2018,  p. 270).

Sabemos que a parir deste comentário podemos compreender que o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental não deve ser jogado de qualquer forma, e sim apresentar ideias mais eficazes para que se possam praticar demonstrações sobre este assunto.

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