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Iniciação matemática para portadores de deficiências mentais - parte 14

A relação professor X aluno... A auto-estima...

Um fato nos chamou a atenção: todas as salas da instituição possuem espelhos. Isto serve para que o aluno conheça sua imagem e aprenda a conviver com ela, resgatando sua auto-estima.

A relação professor X aluno se desenvolve de maneira afetiva, sendo que o professor não perde seu cunho profissional. Além disso, este tipo de relação aumenta a auto-estima do aluno. O reforço positivo se faz mais do que necessário, uma vez que a maior dificuldade do professor é lidar com as diversas necessidades especiais que um mesmo aluno possui e seu maior desafio é resgatar essa auto-estima, já que na maioria das vezes a própria família discrimina esses alunos em razão de suas diferenças. Temos relatos de professores que dizem que quanto mais um aluno progride em seu processo de aprendizagem e autoconhecimento, mais sua auto-estima deve ser trabalhada, pois é nesse instante que o aluno se compara com o outro tido como normal, que ele constata de certa forma seu déficit, julgando-se inferior aos outros.

O pensamento lógico-matemático...

Sabemos que a abstração do pensamento lógico-matemático não é nada fácil. Por isso, o uso do concreto é essencial no processo ensino X aprendizagem da escola. Embora o uso do concreto na educação matemática dos portadores de necessidades educativas especiais (especialmente os portadores de deficiência mental) não assegure a possibilidade de abstração, muitas vezes ela permite a internalização de alguns conceitos por parte do aluno. Tendo em vista esta dificuldade de abstração e internalização de conceitos, temos que a maior dificuldade dos alunos em termos de aprendizado é a relação número/numeral. Por exemplo, temos que um aluno que olha uma figura com três objetos sabe identificar que aquele é o “3”, mas se for contar, ele “se perderá”.

A sociedade...

A instituição, em geral, é vista pela sociedade como uma escola de loucos. Sociedade esta que não tem idéia da magnitude do trabalho realizado na APAE. Isso se dá muitas vezes devido ao preconceito das pessoas em relação aos portadores de necessidades especiais. Em função disto, a maior dificuldade da escola está na questão financeira: faltam verbas para adquirir melhores materiais para promover atividades culturais que envolvam a família, para a alimentação dos alunos, para compra de recursos...

Outra dificuldade da instituição é a participação da família, visto que a própria família tem dificuldade de aceitar as necessidades especiais de um de seus membros.

Os professores da APAE pensam que a sociedade em geral e as escolas de ensino regular não estão preparadas para receber estes alunos. Isto não quer significar uma aversão dos professores em relação à inclusão social. Eles apenas pensam que o governo deveria promover mais cursos de capacitação de professores e oferecer maiores recursos às escolas para este fim. Não se pode desconsiderar o fato de que dependendo da necessidade educativa especial, se faz necessária a presença de mais de um orientador em sala de aula.

Projeto político pedagógico da APAE - Matemática

*Raciocínio Lógico – Matemático: Objetivos:

Dar à criança condições para:

1. Observar e explorar o ambiente que a cerca, como um todo e em seus elementos.
2. Manipular os elementos do seu ambiente.
3. Classificar material tridimensional
- a partir de critério pessoal
- a partir dos critérios propostos pelo professor
4. Classificar elementos observados e ou manipulados levando em consideração seus atributos.
5. Reconhecer faces de objetos tridimensionais em suas representações planas e vice-versa.
6. Classificar figuras geométricas planas, segundo a sua forma, verbalizando em termos de: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.

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7. Seria segundo critério próprio e a partir de critério dado, diferentes materiais:
- do maior para o menor
- do mais alto para o mais baixo
- do mais fino para o mais grosso
- do mais curto para o mais comprido
8. Verbalizar em uma série dada, a partir de um ponto de referência:
- o primeiro
- o último
- o que vem antes
- o que vem depois
9. Ordenar fatos, ações ou gravuras numa sequência temporal
10. Vivenciar experiências que envolvam conceitos:
- de ida e volta
- de construir, destruir e reconstruir
11. Estabelecer relações entre elementos manipulados e ou observados que tenham uma propriedade comum.
12. Reconhecer como conjunto uma seleção de objetos com uma propriedade comum.
13. Verbalizar, a partir de um conjunto definido, se um elemento sugerido pertence ou não ao referido conjunto.
14. Determinar, dados dois conjuntos de objetos por definição de atributos, o conjunto cujos elementos pertencem ao 1º e ao 2º ao mesmo tempo.
- localizá-lo em diferentes posições espaciais
- descrever cada elemento formador do 3º conjunto pela conjunção dos atributos dos conjuntos dados (uso de e).
15. Determinar um conjunto por meio do atributo negativo

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Como referenciar: "Iniciação matemática para portadores de deficiências mentais" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2025. Consultado em 08/05/2025 às 08:31. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a15/p14.php

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