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Iniciação matemática para portadores de deficiências mentais - parte 15

* Objetivos Específicos de cada Nível:

NÍVEL I: nenhuma noção numérica e/ou Matemática.específica.

NÍVEL II: NOÇÕES PRÉ-NUMÉRICAS

Conteúdos
Atividades
- Noções topológicas:
- Identificar conjuntos;

- Estabelecer relações entre duas formas, cores ou tamanhos.

- Trabalhar relação número com a quantidade até 5.

- Idem aos exercícios desenvolvidos em percepção espacial, no nível II.

- Reconhecimento de quantidades até 10.
- Utilização de blocos lógicos.

- Estabelecer relação entre a quantidade e a simbologia numérica.

Obs.: Este nível exige trabalho visando constância perceptiva.

NÍVEL III: NOÇÕES PRÉ-NUMÉRICAS

Conteúdos
Atividades
- Permanecem noções anteriores ao nível II.
- Equivalência de conjuntos.

- Trabalhar relação numeral com a quantidade até 10.

- Blocos lógicos;

- Exercícios gráficos de conjuntos ( ligar conjunto de alimentos ). A borboleta com o conjunto de borboletas, o gato com o conjunto de gatos, de uma série de animais.

- Estabelecer relações entre a quantidade e a simbologia numérica.

NÍVEL IV: NOÇÕES NUMÉRICAS

Conteúdos
Atividades
1. Equivalência de conjuntos.
2. Numeração até 20.
3. Moedas e cédulas nacionais.
4. Tamanho, comprimento, altura, quantidade, semelhança, diferença, posição, direção, relações temporais, sequenciais.
5. Linhas retas, sinuosas, abertas e fechadas.
6. Noções de conjunto.
7. Cores primárias e secundárias.
8. Compreensão do zero.
9. Adições até 9.
10. Subtração com minuendo até 9.
11. Inteiro, metade.
12. Cheio, vazio.
13. Leve, pesado.
- fixação das atividades desenvolvidas no Nível III;
- atividades com diversos materiais de contagem;
- cédulas de R$ 1,00 e de R$ 5,00;
- moedas de 01 centavo, 05 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 01 real;
- fornecer aos alunos blocos lógicos, para que identifiquem os tamanhos;
- formar conjuntos que identifiquem mais curto/ mais comprido;
- identificar folhas de árvores ora mais largas, ora mais estreitas;
- pedir às crianças identificarem os troncos mais grossos, menos grossos;
- colocar em ordem crescente objetos finos para grossos;
- formar fila e perguntar às crianças quem está na frente e quem está atrás;
- identificar objetos nas posições embaixo, em cima, dentro, fora, frente...
- propor atividades que os alunos identifiquem a esquerda e direita de seu corpo;
- pedir para os meninos caminharem para uma direção e as meninas para outra;
- promover corridas para ver quem corre mais depressa;
- fornecer jogos de sequência lógica;
- pintar em folhas mimeografadas o que ocorre no dia da criança em sequência determinada por cores;
- colar lã sobre as linhas traçadas;
- pintar o interior das linhas fechadas;
- mostrar aos alunos o que é um conjunto utilizando material concreto;
- pedir que recortem figuras de “animais” e colem, formando conjuntos de “animais”;
- pedir que formem dois conjuntos com blocos lógicos; ex.: triângulo grosso, triângulo fino;
- pedir que as crianças identifiquem a cor do céu, sol, sangue...
- montar dominós de cores para as crianças jogarem;
- separar peças de blocos lógicos pela cor;
- formar conjuntos e pedir às crianças para identificarem o conjunto que tem mais ou menos elementos;
- pedir para as crianças desenharem conjuntos com muitos frutas, poucas frutas;
- formar conjuntos com vários elementos pedindo que as crianças liguem um para um;
- formar conjuntos, contar quantos elementos há dentro do conjunto e colocar o numeral correspondente;
- fornecer atividades para fixar os números;
- realizar jogos de dominó;
- trabalhar com símbolos de igual e diferente, para conjuntos, elementos e numerais;
- trabalhar com pares (meia, sapato, caderno, lápis) das crianças, explicando o que é formar par;
- pedir que as crianças formem dois montinhos de botões. Ex.: um com “3”, outro com “2”, perguntar quantos elementos há em um todo e qual a operação realizada. Escrever na lousa 2+3=5
  2
+3
5
- após o trabalho concreto, fixar a atividade em forma de exercícios no caderno;
- Idem ao anterior, porém retirar os botões “2”, pede para verificar quantos botões sobraram, explicar a operação realizada: 5-2=3
  5
-2
3
- pedir que as crianças tragam uma fruta, cortá-la ao meio, explicando que cada parte é a metade da fruta;
- recortar gravuras de pessoas mais gordas e pessoas mais leves.

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Como referenciar: "Iniciação matemática para portadores de deficiências mentais" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2025. Consultado em 08/05/2025 às 12:41. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a15/p15.php

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