Iniciação matemática para portadores de deficiências mentais - parte 15
* Objetivos Específicos de cada Nível:
NÍVEL I: nenhuma noção numérica e/ou Matemática.específica.
NÍVEL II: NOÇÕES PRÉ-NUMÉRICAS
Conteúdos |
Atividades |
- Noções topológicas: - Identificar conjuntos; - Estabelecer relações entre duas formas, cores ou tamanhos. - Trabalhar relação número com a quantidade até 5. |
- Idem aos exercícios desenvolvidos em percepção espacial, no nível II.
- Reconhecimento de quantidades até 10. - Estabelecer relação entre a quantidade e a simbologia numérica. |
Obs.: Este nível exige trabalho visando constância perceptiva.
NÍVEL III: NOÇÕES PRÉ-NUMÉRICAS
Conteúdos |
Atividades |
- Permanecem noções anteriores ao nível II. - Equivalência de conjuntos. - Trabalhar relação numeral com a quantidade até 10. |
- Blocos lógicos;
- Exercícios gráficos de conjuntos ( ligar conjunto de alimentos ). A borboleta com o conjunto de borboletas, o gato com o conjunto de gatos, de uma série de animais. - Estabelecer relações entre a quantidade e a simbologia numérica. |
NÍVEL IV: NOÇÕES NUMÉRICAS
Conteúdos |
Atividades |
1. Equivalência de conjuntos. 2. Numeração até 20. 3. Moedas e cédulas nacionais. 4. Tamanho, comprimento, altura, quantidade, semelhança, diferença, posição, direção, relações temporais, sequenciais. 5. Linhas retas, sinuosas, abertas e fechadas. 6. Noções de conjunto. 7. Cores primárias e secundárias. 8. Compreensão do zero. 9. Adições até 9. 10. Subtração com minuendo até 9. 11. Inteiro, metade. 12. Cheio, vazio. 13. Leve, pesado. |
- fixação das atividades desenvolvidas no Nível III; - atividades com diversos materiais de contagem; - cédulas de R$ 1,00 e de R$ 5,00; - moedas de 01 centavo, 05 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 01 real; - fornecer aos alunos blocos lógicos, para que identifiquem os tamanhos; - formar conjuntos que identifiquem mais curto/ mais comprido; - identificar folhas de árvores ora mais largas, ora mais estreitas; - pedir às crianças identificarem os troncos mais grossos, menos grossos; - colocar em ordem crescente objetos finos para grossos; - formar fila e perguntar às crianças quem está na frente e quem está atrás; - identificar objetos nas posições embaixo, em cima, dentro, fora, frente... - propor atividades que os alunos identifiquem a esquerda e direita de seu corpo; - pedir para os meninos caminharem para uma direção e as meninas para outra; - promover corridas para ver quem corre mais depressa; - fornecer jogos de sequência lógica; - pintar em folhas mimeografadas o que ocorre no dia da criança em sequência determinada por cores; - colar lã sobre as linhas traçadas; - pintar o interior das linhas fechadas; - mostrar aos alunos o que é um conjunto utilizando material concreto; - pedir que recortem figuras de “animais” e colem, formando conjuntos de “animais”; - pedir que formem dois conjuntos com blocos lógicos; ex.: triângulo grosso, triângulo fino; - pedir que as crianças identifiquem a cor do céu, sol, sangue... - montar dominós de cores para as crianças jogarem; - separar peças de blocos lógicos pela cor; - formar conjuntos e pedir às crianças para identificarem o conjunto que tem mais ou menos elementos; - pedir para as crianças desenharem conjuntos com muitos frutas, poucas frutas; - formar conjuntos com vários elementos pedindo que as crianças liguem um para um; - formar conjuntos, contar quantos elementos há dentro do conjunto e colocar o numeral correspondente; - fornecer atividades para fixar os números; - realizar jogos de dominó; - trabalhar com símbolos de igual e diferente, para conjuntos, elementos e numerais; - trabalhar com pares (meia, sapato, caderno, lápis) das crianças, explicando o que é formar par; - pedir que as crianças formem dois montinhos de botões. Ex.: um com “3”, outro com “2”, perguntar quantos elementos há em um todo e qual a operação realizada. Escrever na lousa 2+3=5 2 +3 5 - após o trabalho concreto, fixar a atividade em forma de exercícios no caderno; - Idem ao anterior, porém retirar os botões “2”, pede para verificar quantos botões sobraram, explicar a operação realizada: 5-2=3 5 -2 3 - pedir que as crianças tragam uma fruta, cortá-la ao meio, explicando que cada parte é a metade da fruta; - recortar gravuras de pessoas mais gordas e pessoas mais leves. |