Você está em Entretenimento > Curiosidades

A Páscoa que aconteceu mais cedo

A páscoa de 2008 aconteceu muito cedo, no dia 23 de março. Na realidade, foi mais cedo do que qualquer um de nós irá ver durante nossas vidas!

A última vez em que isso ocorreu foi em 1913. A próxima vez que a Páscoa ocorrerá em 23 de março, será no ano 2228. Logo, não estaremos aqui para presenciar (pelo menos nesta vida, para os que pensaram em reencarnação).

E será que a Páscoa pode acontecer mais cedo ainda? Pode sim! No ano de 2285, ela ocorrerá no dia 22 de março!

Mas afinal, qual é a data correta da Páscoa? Ela acontece sempre no primeiro domingo após a lua cheia, depois do equinócio de março. Durante o ano, acontecem dois equinócios, sendo o primeiro no dia 21 de março e o segundo no dia 23 de setembro. São os dois únicos dias do ano nos quais o dia tem exatamente a mesma duração, em horas, minutos e segundos, que a noite.

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, depois do equinócio de Primavera. A data baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

<< Anterior
Probabilidades da Mega Sena
Próxima >>
Coincidência com a palavra "noite"
Como referenciar: "A Páscoa que aconteceu mais cedo" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 19/10/2018 às 09:55. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c56.php