Você está em Entretenimento > Curiosidades

As letras gregas na Matemática

O alfabeto grego é composto por 24 letras. Foi desenvolvido por volta do século IX a.C., sendo utilizado até os dias atuais.

Além de ser a escrita representativa de uma das mais importantes culturas desenvolvidas pela humanidade, é comum o uso das letras gregas na Matemática, Astronomia, fórmulas químicas e físicas, designação de parâmetros de circuitos eletrônicos, etc.


Muitas letras do alfabeto grego são usadas na Matemática

Não há exatamente um significado ou utilização específica de cada uma das letras do alfabeto grego, visto que elas podem ter diferentes propósitos. Na tabela a seguir, apresentamos algumas das letras mais usadas e as suas utilizações mais comuns.

Letra
Maiúscula
Minúscula
Usada em
Alfa

Identificação de ângulos na geometria. Em Física, é usada como símbolo para a aceleração angular, coeficiente linear de dilatação térmica e proporcionalidade, entre outras situações.

A letra alfa maiúscula geralmente não é utilizada como símbolo porque costuma ser escrita de forma idêntica à letra A do nosso alfabeto.

Beta

Identificação de ângulos na geometria.

A letra beta maiúscula geralmente não é utilizada como símbolo porque costuma ser escrita de forma idêntica à letra B do nosso alfabeto.

Gama

Identificação de ângulos na geometria. Em Física nuclear, representa a radiação gama. Em Mecânica quântica e Física das partículas, representa o fóton.

Já a letra maiúscula (), na Matemática, representa a função gama, enquanto na estatística representa a distribuição gama.

Delta

O minúsculo () é usado para designar ângulos, enquanto o maiúsculo () vemos com frequência na fórmula de Bhaskara, para identificar o termo b2-4ac dentro da raiz quadrada.

O delta maiúsculo também é usado para indicar a variação de uma determinada grandeza, como por exemplo:
t = variação do tempo.

Épsilon
A letra costuma designar pequenas quantidades, ou quantidades que tendem para zero, principalmente no estudo dos limites ou continuidade. Em linguagens formais, épsilon significa uma sentença vazia. Também é usada na Física para representar a quantidade de energia de um certo material.
Teta
O minúsculo () é usado para identificação de ângulos na geometria. Na Física, representa posição angular, além de ser usado com delta para simbolizar a variação de temperatura em um objeto ().
Lambda

Em Matemática, representa a equação reduzida de uma circunferência. Já na probabilidade, identifica o parâmetro de uma distribuição de Poisson. Na álgebra linear, representa os autovalores de uma matriz.

Em Física, esta letra é usada para identificar um comprimento de onda, enquanto na Física Nuclear lambda representa "meia-vida".

O lambda maiúsculo (), na Astronomia, identifica a constante cosmológica.

Mi
No Sistema Internacional de Unidades, é o símbolo do prefixo micro. Um microssegundo é igual a 10−6, sendo representado pelo símbolo µs.
Pi
Na Matemática, o famoso número irracional é a proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro.
Sigma
O maiúsculo () é usado na Matemática como símbolo de um somatório, ou seja, somas definidas em alguma sequência, como uma progressão aritmética. O minúsculo () é usado na estatística para representar o desvio padrão.
Fi

O maiúsculo () identifica a “proporção áurea" ou "número de ouro”, famosa constante utilizada na Matemática, na Arquitetura e na Arte.

Na Engenharia Elétrica, o minúsculo () representa o ângulo de fase entre corrente e tensão, que determina o fator de potência de um circuito elétrico linear.

Ômega

O maiúsculo () é usado na Física para representar a unidade de resistência ohm. Na sua forma minúscula (), representa a velocidade angular de um corpo.

Por ser a última letra do alfabeto grego, também é comum o seu uso para indicar o fim ou o limite de um conjunto.

<< Anterior
Os dez dias que nunca existiram
 
Como referenciar: "As letras gregas na Matemática" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2022. Consultado em 21/05/2022 às 06:10. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c132.php

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.