Você está em Entretenimento > Curiosidades

Pé (unidade)

Você provavelmente já usou seus pés para medir alguma distância, certo? Pois saiba que o pé humano foi, sem dúvida, a origem desta unidade de medida inglesa, que equivale a 30,48 centímetros ou 0,3048 metros (ou ainda, 12 polegadas). Três pés equivalem a uma jarda.

No mínimo desde a Grécia Antiga, o pé foi utilizado como forma de medição de distância, sendo hoje usado em países como Estados Unidos, Inglaterra e, com menor frequência, no Canadá.

A crença popular diz que o valor de 30,48 cm era o comprimento do pé de um determinado homem (para alguns, do rei Henrique I da Inglaterra), mas é improvável. Pelo menos desde o século XII, o mais provável é que o comprimento de um pé foi baseado na polegada.

Símbolo

O símbolo internacional do pé é ft (que vem do inglês feet). Também pode ser denotado por um apóstrofo. Por exemplo, para representar 5 pés, usamos 5′. Para representar 4 pés e 3 polegadas, usamos 4′3″.

O pé no nosso dia a dia

No Brasil, apesar de não ouvirmos com frequência, a medida em pés é usada em alguns setores. Certamente, ao viajar de avião, você já deve ter escutado o comandante dizer que a aeronave atingiu um determinado número de pés de altitude. Por exemplo:


Se a aeronave está a 35000 pés de altitude, isso equivale a 35000*0,3048 = 10668 m

Além de ser amplamente usada na aeronáutica, a medida em pés também é usada em embarcações (como lanchas, barcos e navios), para determinar as suas dimensões.


Exemplo de tamanho de um barco em pés

Conheça o nosso conversor de medidas inglesas.

 

<< Anterior
Polegada
Próxima >>
Jarda (unidade de medida)
Como referenciar: "Pé (unidade de medida)" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 20/11/2019 às 13:27. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c128.php