Unidades de medida inglesas
Também chamada de medida imperial, a unidade inglesa é o nome dado a várias unidades de medida usadas no Reino Unido até 1824.
Neste ano, o Weights and Measures Act (legislação pela qual o parlamento britânico regula os pesos e medidas) padronizou este sistema, mantendo a maioria dos nomes das unidades, mas alterando algumas das suas definições.
Quem estuda língua inglesa já deve ter reparado que estas unidades são bastante diferentes das nossas. Trata-se de um sistema de medidas muito criativo, que usa partes do corpo ou objetos como referência para a medição. Entre as principais unidades, podemos citar: polegada, pé, jarda e milha.
Quais os países utilizam?
Os únicos países que ainda adotam este sistema são Libéria, Myanmar, Inglaterra e Estados Unidos. A Colômbia utiliza este tipo de medida somente para volumes.
Mesmo com a adoção do Sistema Internacional de Medidas (SI), em 1960, os Estados Unidos continuaram usando as unidades herdadas da Inglaterra, que por sua vez as herdou de romanos e anglo-saxões. Uma das justificativas para a não adesão dos Estados Unidos é o custo para a indústria se adaptar.
Atualmente, os sistemas usados nos Estados Unidos e na Inglaterra são bastante semelhantes, com algumas poucas diferenças decorrentes de questões comerciais ou culturais.
Unidades de comprimento
Nos Estados Unidos, o sistema para medir comprimentos se baseia na polegada, no pé, na jarda e na milha. Observe a seguir a quanto equivale cada uma delas em nosso sistema métrico decimal.
Polegada = 2,54 cm
Pé = 30,48 cm
Jarda = 91,44 cm
Milha terrestre = 1.609,344 m
Estudaremos a seguir cada uma dessas principais unidades e veremos exemplos de conversões.
<< Anterior Como são calculadas as probabilidades da Mega-Sena |