Thomas Fincke

Thomas Fincke foi um matemático, físico e médico dinamarquês. Nasceu no dia 6 de janeiro de 1561 em Flensburg, uma cidade do norte da Alemanha, que faz fronteira com a Dinamarca. Naquela época, Flensburg fazia parte da Dinamarca.

Seu pai morreu quando ele tinha apenas 9 anos, quando então passou a morar com seu tio Reinhold thor Smede (1532-1584), um rico conselheiro da cidade. Fez os primeiros estudos na Escola Luterana Latina de Flensburg, onde estudou grego, latim, hebraico e matemática.

Aos 16 anos, provavelmente por influência do tio, entrou para a Universidade de Estrasburgo, onde passou cinco anos estudando matemática, astrologia, filosofia e retórica. Depois, estudou nas universidades de Heidelberg, Jena, Wittenberg e Leipzig, retornando para Flensburg na primavera de 1583.

Neste ano, foi para a Basileia, onde publicou sua principal contribuição na área da Matemática, a obra "Geometriae rotundi", que consiste em um tratado de funções trigonométricas. O livro introduz os termos "tangentes" e "secantes" e Fincke desenvolveu novas fórmulas, como a lei das tangentes. A obra, escrita em latim, está dividida em 14 livros. A teoria elementar do círculo é apresentada nos Livros 1 a 4, a trigonometria plana é estudada nos Livros 5 a 11, e os três livros finais tratam da trigonometria esférica.

As abreviações que Fincke usou para as funções trigonométricas marcaram o início da notação que é usada atualmente. Para o seno, usou "sin.", para o cosseno escreveu "sin. com.", para a tangente escreveu "tan.", para secante escreveu "sec.", para cossecante escreveu "sec.com." e para cotangente escreveu "tan.com.".

Em 1590, aos 29 anos, Fincke casou com Söst Ivers (1574-1614) e pouco depois recebeu a Cadeira de Matemática na Universidade de Copenhague. Em fevereiro de 1602, tornou-se professor de retórica da mesma universidade, na qual lecionou por mais de 60 anos no total.

Faleceu aos 95 anos, no dia 24 de abril de 1656, em Copenhague, na Dinamarca.

Como referenciar: "Thomas Fincke" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 23/02/2024 às 11:34. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/thomas_fincke.php

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.