Willebrord Van Roijen Snell

Willebrord Van Roijen Snell foi um matemático holandês, que nasceu em 1591 e morreu em 1626. Era filho de um professor de Matemática da Universidade de Leiden. Em 1613, sucedeu o pai nessa função. Quatro anos mais tarde, criou um método para determinar distâncias por meio de triangulação trigonométrica. Esse método é utilizado até hoje para executar mapeamentos topográficos. (É a base, inclusive, para os efetuados com auxílio de satélites.)

No campo da Óptica, Snell analisou o desvio que um raio de luz sofre ao passar obliquamente de um meio menos denso a outro mais denso (por exemplo, do ar para a água). Desde o século l já se sabia que esses dois ângulos diferentes, formados entre o raio e a perpendicular à fronteira entre os meios, guardavam entre si uma proporcionalidade que se mantinha mesmo quando a posição da fonte de luz era alterada.

Snell refinou essas observações e, através de medidas mais acuradas, descobriu haver uma relação constante entre os senos desses ângulos. Tal conclusão só seria publicada doze anos após sua morte por Descartes, o qual, no entanto, não citou seu autor.

Bibliografia: Aprendendo Física, Editora Scipione.

Como referenciar: "Willebrord Van Roijen Snell" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 01/10/2020 às 01:56. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/snell.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor