Seki Takakazu

Seki Takakazu, também conhecido como Seki Kōwa, nasceu em Março de 1642 em Fujioka (Japão), e morreu no dia 24 de outubro de 1708 em Edo (agora Tóquio), Japão. Nasceu em uma família de guerreiros samurais. Entretanto, muito jovem, ele foi adotado por uma família nobre chamada Seki Gorozayemon. O nome pelo qual ele é agora conhecido, deriva da família que o adotou.

Seki foi um "menino prodígio" em Matemática. Ele aprendeu Matemática sozinho, sendo introduzido ao tópico por um empregado da casa onde morava aos nove anos de idade. Seki logo construiu uma biblioteca de livros japoneses e chineses na matemática e tornou-se reconhecido como um perito. Foi conhecido como 'o sábio aritmético'.

Em 1674 Seki publicou Hatsubi Sampo, onde resolveu quinze problemas. O trabalho é notável pela análise cuidadosa dos problemas que Seki fez, e esta era certamente uma das razões para seu grande sucesso como professor. Seki foi a primeira pessoa a estudar determinantes em 1683. Dez anos mais tarde Leibniz, independentemente, usou determinantes para resolver equações simultâneas, embora a versão de Seki fosse a mais geral.

Seki descobriu também os números de Bernoulli antes de Jacob Bernoulli. Estudou as equações que tratam raizes positivas e negativas mas não tem nenhum conceito de números complexos. Escreveu em quadrados mágicos, outra vez em seu trabalho de 1683, estudando um trabalho chinês de Yank Hui em 1661. Este foi o primeiro tratamento do tópico no Japão.

Entre outros problemas estudados por Seki estavam as equações Diofantinas. Por exemplo, em 1683, ele considerou soluções inteiras de ax - by = 1 onde a, b são inteiros. Seki também é creditado com grandes descobertas no cálculo.

Como referenciar: "Seki Takakazu" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 26/01/2020 às 14:15. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/seki.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA