Ranganathan

Shiyali Ramamrita Ranganathan foi um matemático e bibliotecário indiano, nascido no dia 9 de agosto 1892, na vila rural de Shiyali. Sua principal contribuição ao campo da ciência da biblioteca é o desenvolvimento do primeiro sistema de classificação analítico-sintético, a classificação dos dois pontos. É considerado o pai da ciência da biblioteca na India. Veio de família da classe média da India Britânica. Começou sua vida profissional como um matemático. Obteve os graus de B.A. e M.A. em matemática na faculdade cristã de Madras, em sua província.

Seu objetivo era ensinar a matemática, e como professor publicou uma série de artigos, a maioria sobre a história da matemática. Porém, sua carreira como educador esbarrou em seu problema de gaguejar (uma dificuldade que ele superou gradualmente em sua vida profissional). Muitos diziam que ele era viciado por trabalho (workaholic). Durante duas décadas em Madras, trabalhou por longo tempo 13 horas por dia, sete dias por semana, sem tirar férias. Embora casando em novembro 1928, retornou para trabalhar à tarde depois da cerimônia. Teve somente um filho com sua esposa, Sarana.

Os anos de trabalho em Madras foram dedicados à administração e classificação de bibliotecas. Durante este período que produziu suas cinco leis da ciência da biblioteca (1931) e do sistema de classificação dos dois pontos (1933).

As cinco leis são a semente de toda a prática de Ranganathan:
* Os livros são para serem usados.
* Para cada leitor o seu livro
* Para cada livro o seu leitor
* Poupe o tempo do leitor
* A biblioteca é um organismo crescente

As leis parecerem simples na primeira leitura, mas sumarizam muito do que a comunidade informação ainda acredita. Ranganathan viu estas leis como a lente através da qual os especialistas podem decidir o seu fazer e ajustar atividades permanecendo focalizado no usuário.

Como referenciar: "Ranganathan" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 01/10/2020 às 02:26. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/ranganathan.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor