Siméon Denis Poisson

Siméon Denis Poisson foi um engenheiro e matemático francês, famoso por suas equações. Nasceu em Pithiviers no dia 21 de Junho de 1781. Morreu em Paris, no dia 25 de Abril de 1840. Filho de um administrador público, entrou para a École Polytechnique em 1798, em Palaiseau, onde se formou, estudando com professores como Lagrange, Laplace e Fourier, dos quais se tornou amigo pessoal.

Poisson foi considerado o sucessor de Laplace no estudo da mecânica celeste e da atração de esferóides. Desenvolveu também o Expoente de Poisson, que é usado na transformação adiabática de um gás. Esse expoente é a razão entre a capacidade térmica molar de um gás a pressão constante e a capacidade térmica molar de um gás a volume constante. A lei de transformação adiabática de um gás diz que o produto entre a pressão de um gás e o seu volume elevado ao expoente de Poisson é constante.

Contribuiu também para as teorias da eletricidade e do magnetismo e estudou o movimento da lua. Desenvolveu pesquisas sobre mecânica, eletricidade (a constante de Poison), elasticidade (razão de Poison), calor, som e estudos matemáticos (integral de Poison na teoria do potencial e o colchete de Poison nas equações diferenciais) com aplicação na medicina e na astronomia. Produziu ainda escritos sobre movimentos de ondas em geral e coeficientes de contração e a relação entre estes e a extensão.

 

Em 1812, publicou trabalhos que ajudaram a eletricidade e o magnetismo a tornarem-se um ramo da física matemática. Na hidrodinâmica, seu mais notável trabalho foi Mémoire sur les équations générales de l'équilibre et du mouvement des corps solides élastiques et des fluides (1829), relacionando equilíbrio de sólidos elásticos e correntes de fluidos compressíveis. Publicou o importante tratado Traité de mécanique (1833), em dois volumes. Em Recherches sur la probabilité des jugements (1837), apareceu a famosa distribuição de Poison, muito aplicada em estatística. Na teoria de probabilidades, descobriu a forma limitada da distribuição binomial, que posteriormente recebeu o seu nome. Atualmente o método de Poisson é um processo randômico de importância fundamental.

Como referenciar: "Siméon Denis Poisson" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 26/01/2020 às 14:14. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/poisson.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA