Jacques Bernoulli

Jacques Bernoulli (ou Jakob Bernoulli) foi um matemático suíço. Ele e seu irmão, Jean Bernoulli, foram discípulos de Leibniz. Nenhuma família na história da humanidade produziu tantos matemáticos quanto a família Bernoulli, doze ao todo, que contribuíram de modo inigualável na criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e integral.

Foram os Bernoulli que usaram pela primeira vez a palavra integral (1669) e, pouco depois, Leibniz concordaria que Cálculus Integralis seria um nome melhor que Cálculus Sommatorius. A família Bernoulli teve sua origem na Holanda, na cidade da Antuérpia, fugindo para a Suíça, por serem protestantes.

Jacques Bernoulli nasceu na Basileia, em 27 de dezembro de 1654 e faleceu na mesma cidade em 16 de agosto de 1705, aos 50 anos. Estudou teologia apenas para atender ao desejo do pai, pois desde jovem manifestava extraordinária vocação para a matemática. Visitou a França em 1676 e pouco depois esteve na Holanda, onde conviveu com os matemáticos das universidades de Amsterdã e Leiden.

Seus primeiros trabalhos são de 1682, com hipóteses originais, que, no entanto, não aprofundou. Nesse ano, fundou na Basileia o Collegium Experimentale Physicomechanicum, onde iniciou a leitura dos trabalhos de Leibniz, publicados na Acta Eruditorum (Ata dos Eruditos).

Foi o primeiro matemático a desenvolver o cálculo infinitesimal para além do que fora feito por Newton e Leibniz, aplicando-o a novos problemas.

Publicou a primeira integração de uma equação diferencial; deu solução ao problema dos isoperímetros, que abriu caminho ao cálculo das variações de Euler e Lagrange e estendeu suas principais aplicações ao cálculo das probabilidades. É considerado o pai do cálculo exponencial. Foi professor de matemática na Basileia, tendo sido importantíssima sua contribuição à geometria analítica, à teoria das probabilidades e ao cálculo de variações.

Em 1713, após a sua morte, foi publicado seu grande tratado sobre a teoria das probabilidades Ars Conjectandi (A arte de conjecturar), que ainda oferece interesse prático na aplicação da teoria da probabilidade no seguro e na estatística.

 

Como referenciar: "Jacques Bernoulli" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 20/09/2018 às 20:50. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/bernoulliJacques.php