Você está em Ajuda > Artigos

Educação Financeira: uma Formação para a Vida (pagina 5)

Conclusão

Uma preocupação no Brasil e no mundo é o grande e crescente número de jovens endividados, devido à ausência de uma formação financeira.

É através da educação financeira que atitudes simples como analisar preços, solicitar descontos, comparar produtos e serviços, realizar pagamentos à vista, controlar as despesas, evitar desperdícios e dívidas, evitar compras por impulsos, conhecer os direitos do consumidor, pensar no futuro, manter reservas financeiras para emergências ou oportunidades, fazer investimentos compatíveis com os sonhos, preservar bens e buscar a valorização do patrimônio, evitar compras por impulso, antecipar-se às armadilhas do comércio, resistir às tentações do crédito fácil, exigir nota fiscal, informar-se sobre condições contratuais, sobre prestadores de serviços, guardar termos de garantia, ser previdente, são atitudes simples que, quando adotadas por rotina, podem resultar em economias e ganhos financeiros relevantes.

Atitudes como essas são reflexos da educação financeira que, quanto antes for inserida na educação de crianças e adolescentes, maiores serão as possibilidades de se tornarem jovens responsáveis, organizados e confiantes no que diz respeito às finanças.

Além disso, a formação de jovens mais orientados e esclarecidos sobre posturas e atitudes adequadas no planejamento dos recursos financeiros, contribui, não somente com uma gratificação pessoal, como também familiar e ainda contribui para melhorias na economia do país.

Referências

ARAÚJO, F. A., SOUZA, M.A.P. Educação financeira para um Brasil sustentável. Evidências da necessidade de atuação do Banco Central do Brasil em educação financeira para o cumprimento de sua missão. Brasília, 2012.

BARROS, C. A. R. de. Educação financeira e endividamento: artigo científico. Porto Alegre: Escola Superior de Administração, Direito e Economia – ESADE, 2009.

BORGES, P. R. S. Educação financeira e sua influência no comportamento do consumidor no mercado de bens e serviços. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_v_epct/PDF/ciencias_sociais/04_BORGE.pdf. Acesso em: 22 fev. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Plano Mais Brasil PPA 2012-2015: Relatório Anual da avaliação: ano base 2012 / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/SPI. - Brasília: MP/SPI, 2013. 5v.

BUENO, L. L. B. A educação financeira e o processo de desenvolvimento econômico do país. Monografia (Graduação em Adminisração). Curso de Ciências Econômicas do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010.

BUGARIN, R. J. O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes? 56 f. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Economia), INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa.

CHIZZONI, I. B. Consciência Financeira: Consumo Responsável. Porto Alegre, RS, 2012.

COELHO, T. C. F. Educação Financeira para Crianças e Adolescentes. Juiz de Fora, 2014.

DOMINGOS, Reinaldo. Como inserir educação financeira na vida de crianças e jovens de forma consciente. Disponível em: http://www.direcionalescolas.com.br/noticias/como-inserir-educacao-financeira-na-vida-de-criancas-e-jovens-de-forma-consistente. Acesso em: 24 fev. 2017.

DOMINGOS, Reinaldo. Educação financeira para jovens é fundamental. Disponível em: http://www.dsop.com.br/imprensa-dsop/artigos/2188-educacao-financeira-para-jovens-e-fundamental Acesso em: 20 fev. 2017.

DOMINGOS, Reinaldo. Ter dinheiro não tem segredo: educação financeira para jovens. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2011.

ISOTON, I. A. Educar para a independência financeira: artigo cientifico. Universidade do Oeste do Paraná. Francisco Beltrão, 2009.

KASSARDJIAN, A. C. C. Educação financeira infantil: como o incentivo a essa prática pode auxiliar na formação de adultos financeiramente mais conscientes. 20 f. São Paulo, 2013. Dissertação (Bacharel em Administração de Empresas) Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

KIYOSAKI, R.T.; LECHTER S. L. Pai Rico, Pai Pobre. Tradução: Maria Monteiro. 46. Editora Elsevier, 2000, 187 p.

KRÜGER, F. Avaliação da Educação Financeira no Orçamento Familiar. Concordia. SC. 2014.

KRUMMENAUER, L. D. Educação financeira para adolescentes do ensino médio em Sapucaia do Sul. 154 f. São Leopoldo, 2011. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

MARTINS, J. P. Educação Financeira ao alcance de todos. 94. Editora Fundamento Educacional, 2004.

NASCIMENTO, N. H. A. Matemática e Educação Financeira: um estudo de caso do Ensino Secundário. Dissertação de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa, 2015.

PEREIRA, D. H. ; FEITOSA, F. M. ; SILVERIO, SOUSA, R.C. Educação financeira Infantil e seu impacto no consumo consciente. 75f. São Paulo, 2009. Monografia (Bacharel em Administração). Faculdade Campos Salles.

RESENDE, A. F. A educação financeira na educação de jovens e adultos: uma leitura da produção de significados financeiro-econômico de dois indivíduos-consumidores. Juiz de Fora, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora.

ROGOGINSKI, E.; SANTOS, F.L.; MACHADO, J.G. O Ensino de educação financeira para crianças do ensino fundamental. 62 f. Curitiba, 2009. Monografia (Pós- Graduação) FAE Curitiba.

SOUZA, D. P. de. A Importância da educação financeira infantil. 21 f. Belo Horizonte, 2012. Dissertação (Graduação em Ciências Contábeis). Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Universitário Newton Paiva.
TEIXEIRA, A. O.; WUNDERLICH, A. N. H.; SANTOS F. C.; FERREIRA, R. T. L. Vantagens e desvantagens da implantação da disciplina de educação financeira nas escolas de ensino médio da cidade de Pinhais-PR. Pinhais, PR, 2010.

THEODORO, F. R. F. O uso da matemática para a educação financeira a partir do ensino fundamental. 21 f. Taubaté, 2008. Dissertação (Graduação em Matemática). UNESP.

WISNIEWSKI, M.L.G. A importância da educação financeira na gestão das finanças pessoais: uma ênfase na popularização do mercado de capitais brasileiro. Revista Intersaberes. Curitiba, v. 6, n. 12, p.155-172, 2011.

<< Página anterior

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.