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O Lúdico como ferramenta no ensino da Matemática (pagina 3)

Considerações finais

Este artigo buscou reforçar ainda mais a importância de se trabalhar com atividades lúdicas no ensino de matemática, ressaltando suas contribuições tanto para o professor quanto para a criança.

Sabendo que a Matemática é uma ciência que nos acompanha desde cedo. Ainda pequenos aprendemos a contar nossa idade, familiares, memorizar regras de jogos, entre outras coisas, deve ser dado uma atenção especial neste sentido, de forma a não contribuir com o bloqueio dos estudantes para com a disciplina, mas sim proporcionando aulas agradáveis inserindo os jogos lúdicos como ferramenta facilitadora na aprendizagem, beneficiando de maneira positiva para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança, onde compete ao professor intervir de forma adequada para cada publico e sempre lembrar que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança.

O ensino utilizando os meios lúdicos se torna um ambiente gratificante servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança que começarão a sentir as aulas mais agradáveis e prazerosas, pois com esse pensamento lúdico, pretende-se melhorar a auto estima, o aprendizado, o interesse pela as aulas, o raciocínio e uma vontade de aprender matemática de uma forma diferenciada, divertida. Mas com objetivos pedagógicos voltados para a alfabetização matemática na vida estudantil das crianças.

E que ao participarem dessas aulas diferentes, prazerosas, distanciem de seus pensamentos a idéia de que matemática é difícil, complicada, cheias de regras e cálculos. No decorrer do trabalho fica claro que os jogos é um recurso pedagógico eficaz se forem bem articulados e planejados pelo professor, contribuindo assim para a construção do conhecimento matemático da criança, agindo como um contribuinte no processo de alfabetização matemática.

Durante o trabalho foi colocado uma definição do termo Lúdico, quando se refere a brincadeiras, a momentos de diversão, onde estão incluídos os jogos, brinquedos e, brincadeira, como sendo um aliado e por está auxiliando nas aulas de matemática, teve destaque também a importância do lúdico no ensino de matemática, principalmente nas series iniciais e suas contribuições no auxilio das aulas de matemática bem como distanciar dos estudantes o bloqueio que sentem pela disciplina.

Diante do que foi exposto deixa claro a importância de se trabalhar a disciplina de matemática nas séries iniciais (infantil e fundamental I) com o auxilio do lúdico que serve de ferramenta facilitadora na compreensão dos estudantes na disciplina em questão, colocando em pratica durante as aulas e reconhecer o quanto o lúdico, os jogos podem enriquecer ainda mais as suas aulas, e em especial as aulas de matemática, distanciando os bloqueios adquiridos a muito tempo atrás, com relação a matemática, deixando claro ao professor, que ele sempre deverá buscar inovar e renovar sua metodologia em sala de aula, usando a criatividade, buscando as melhores formas para facilitar no processo de ensino-aprendizagem da matemática pelas crianças.

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