Você está em Entretenimento > Curiosidades

A nota de 100 trilhões de dólares

Você já viu uma nota de 100 trilhões de dólares? Se você pensa que não existe, basta observar a foto abaixo. Os referidos dólares são da República do Zimbábue, um país africano.

Mas não pense que você iria enriquecer se tivesse uma nota dessas. Pelo contrário, talvez não conseguisse nem comprar uma garrafa de água.

Isso se deve à desvalorização dos dólares do Zimbábue, que estão sendo retirados do mercado. O Banco Central do país africano decidiu retirar sua moeda de circulação depois de ter perdido praticamente todo o valor, como consequência de um processo de inflação galopante, que levou à generalização das notas de trilhões de dólares zimbabuanos.

Este processo é chamado desmonetarização do país. Apesar da retirada da moeda ter começado há pouco tempo, na prática há vários anos a maioria das transações no país já é feita em dólares dos Estados Unidos ou em randes da África do Sul.

<< Anterior
O traço no meio do sete
Próxima >>
Jogando uma moeda 26 vezes
Como referenciar: "A nota de 100 trilhões de dólares" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 16/12/2018 às 09:33. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c111.php