Você está em Entretenimento > Curiosidades

O que é a Medalha Fields?

Trata-se de uma medalha concedida para pessoas que fizeram contribuições relevantes para as ciências matemáticas. Também conhecida como "Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática", a Medalha Fields é concedida a cada quatro anos, no Congresso Internacional da União Internacional de Matemática (IMU), a dois, três ou quatro matemáticos, normalmente com até 40 anos de idade. Para muitos, é a maior honra que um matemático pode receber, sendo comparada com um "Prêmio Nobel".

A primeira medalha foi entregue em 1936, para o matemático finlandês Lars Ahlfors e o matemático norte-americano Jesse Douglas. A ideia é reconhecer e apoiar jovens pesquisadores matemáticos, que contribuiram de forma significativa para este campo da ciência. Em 2014, o brasileiro Artur Ávila tornou-se o primeiro matemático da América Latina a ser condecorado com a Medalha Fields.

<< Anterior
Calculando o número de enfeites da árvore de Natal
Próxima >>
O traço no meio do sete
Como referenciar: "O que é a Medalha Fields?" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 20/08/2018 às 14:08. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/curiosidades/c109.php