John Von Neumann

John Von Neumann foi um matemático húngaro de origem judaica, que foi naturalizado americano nos anos 30 do século XX. Nasceu em 28 de dezembro de 1903. Desenvolveu contribuições importantes em Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação, Economia, Teoria dos Jogos e praticamente todas as áreas da Matemática. Faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1957, vítima de um tumor no cérebro. Foi também professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC (o primeiro computador eletrônico).

Von Neumann foi o mais velho das três crianças da família e nasceu com o nome de Neumann János Lajos Margittai em Budapeste. Era filho de Neumann Miksa (Max Neumann), um advogado que trabalhava em um banco, e Kann Margit (Margaret Kann). Com apenas 3 anos de idade já conseguia decorar a maior parte dos números de telefones de quase todos membros da sua família e com 6 contava piadas em grego ao pai.

John Von Neumann é conhecido principalmente por ter formalizado o projeto lógico de um computador. Em sua proposta, sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por Von Neumann.

Esse modelo define um computador sequencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta).

Como referenciar: "John Von Neumann" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 21/01/2018 às 14:40. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/vonneumann.php