Arquitas de Tarento

Arquitas de Tarento nasceu no ano de 428 a.C em Tarento, cidade colonial grega no sul da Itália, e morreu no ano de 365 a.C. Foi matemático, astrônomo, músico e político grego. Legítimo representante da escola pitagórica e de caráter platônico, foi um dos responsáveis por mudanças fundamentais na matemática do quinto século antes de Cristo.

Acreditava que o número era o que havia de mais importante na vida e na matemática, mas previu um futuro onde a geometria se destacaria. Na política sempre foi reeleito. Adorava crianças, para as quais costumava inventar brinquedos, como a invenção do primeiro brinquedo voador: a pomba (400 a. C.).

Escreveu sobre as utilizações das médias aritméticas e geométricas, sobre métodos interativos para determinação de raízes quadradas e, também, sobre geometria analítica e introduziu o estudo da média harmônica na música. Com relação à música escreveu Harmonia, da qual conhecemos alguns fragmentos, e sempre a achou mais importante que a literatura no ensino das crianças, dentro de um núcleo educacional denominado de quadrivium, formado pelas aritmética, geometria, música e astronomia. Suas ideias contribuiram para que a Matemática se tornasse matéria básica na educação atual.

Como referenciar: "Arquitas de Tarento" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 21/01/2018 às 08:58. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/tarento.php