Michael Stifel

Michael Stifel, matemático alemão, nasceu em 1486 e morreu em 1567. Fez pesquisas na aritmética e álgebra. Inventou os logaritmos independentemente de Napier, usando aproximações totalmente diferentes das que foram por ele utilizadas. Sua obra mais conhecida é Arithmetica integra, publicada em 1544. Na primeira parte desta obra, Stifel salienta as vantagens de se fazer a associação entre uma progressão aritmética e uma progressão geométrica, um século antes da invenção dos logaritmos. Apresentou também os coeficientes do desenvolvimento binomial até a ordem dezessete. Stifel já utilizava os sinais e representava as incógnitas muitas vezes por letras.

Stifel foi criado pela igreja, estudou na universidade de Wittenberg. Entrou no monastério de Augustinian, em Esslingen, e foi ordenado em 1511. Foi expulso do monastério em 1522, por acreditar que de certa forma a igreja retinha dinheiro dos mais pobres. Procurou refúgio com Luteranos e viveu na própria casa de Lutero por um tempo. Lutero conseguiu um cargo de pastor para Stifel, mas ele cometeu o erro de querer “prever” o fim do mundo. Quando perceberam que ele estava errado, foi preso e demitido de seu cargo.

Em 1535 mudou-se para uma paroquia em Holzdorf, e permaneceu lá por 12 anos. Em 1547 Stifel foi para a Prússia. Enquanto esteve lá, lecionou matemática e teologia na universidade de Königsberg, voltando três anos mais tarde pra a Saxônia. Em 1559 Stifel conseguiu um cargo na universidade de Jena, onde lecionou aritmética e geometria, embora sua pesquisa fosse sobre aritmética e álgebra. Inventou logaritmos independentemente de Napier usando uma aproximação totalmente diferente. Seu trabalho mais famoso, “Aritmética na integra”, foi publicado em 1544, quando estava em Holzdorf.

Também criou um regra para o binômio de Newton que mencionava que "a soma de dois números binominais de mesmo numerador e denominadores consecutivos é um número binominal cujo numerador possui uma unidade a mais que os numeradores das parcelas e o denominador é o maior dos denominadores das parcelas". Essa regra ficou conhecida como Relação de Stifel.


Como referenciar: "Michael Stifel" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2019. Consultado em 18/07/2019 às 23:28. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/stifel.php