Ronald Fisher

Ronald Aylmer Fisher foi um Geneticista e Estatístico britânico, que nasceu em 17 de fevereiro de 1890 em Londres. Obteve importantes resultados no campo da genética das populações, modernizando a teoria da evolução de Charles Darwin. Além disso, Fisher é considerado um dos pais e o fundador da estatística moderna. Trabalhou com ajustes de curvas de freqüência, com coeficientes de correlação (os chamados coeficientes de Fisher) na análise de variâncias e nas técnicas de estimação de um parâmetro. Foi influenciado pelos trabalhos de Karl Pearson, outro importante geneticista e estatístico britânico.

Ronald Fisher utilizou os resultados que obteve na Estatística como ferramentas para aplicação nos seus estudos de genética, sendo hoje considerado um dos maiores nomes na Teoria da Estatística e na Estatística aplicada à Biologia. Fisher inventou técnicas revolucionárias para a aplicação da Estatística nas ciências naturais. Descobriu métodos para otimizar a avaliação de resultados empíricos. 

Entre suas descobertas mais importantes, está a técnica de análise de variância (ANOVA), que demonstra como um número restrito de experimentos pode ser suficiente para determinar leis genéricas considerando várias variáveis ao mesmo tempo; a teoria do valor extremo (extreme value theory), que mostra como prever a forma mais severa possível de um acidente ou catástrofe baseada em ocorrências passadas; e o valor-P (P-value). que serve como uma rigorosa medida numérica de confiabilidade de uma amostra de dados como fonte de previsão científica.

Recebeu um grau de BA em astronomia pela Universidade de Cambridge em 1912. Entre os assuntos que Fisher estudou em Cambridge estava a teoria de erros de George Airy. Este estudo foi o começo do interesse de Fisher pela estatística. Muitas das suas contribuições mais importantes foram desenvolvidos enquanto ele estava na Estação Experimental Agrícola de Rothamsted, inclusive seus trabalhos na análise de variância, testes de hipótese, método da máxima verossimilhança, e o planejamento de experimentos. 

Fisher foi eleito para a Sociedade Real em 1929, e no curso de sua carreira recebeu a maioria dos prêmios de prestígio da sociedade: a Medalha Real (1938), a Medalha de Darwin (1948), e a Medalha de Copley (1955). Foi o professor de Eugenia, desenvolvida por Francis Galton no University College em Londres em 1933. Morreu no dia 29 de julho de 1962 em Adelaide, Austrália.

Como referenciar: "Ronald Fisher" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 01/10/2020 às 01:37. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/ronald.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor