Pedro Nunes Salaciense

Pedro Nunes nasceu no ano de 1502 em Alcácer do Sal (Portugal), antiga Salácia, motivo pelo qual foi adicionado ao seu nome o toponímico "Salaciense". Embora descendente de israelitas, testemunhou sempre a fé cristã. De sua infância nada se sabe, e da escolaridade são poucas as certezas. Acredita-se que tivesse aprendido em Portugal as primeiras letras, o latim e as disciplinas do curso de Artes, fazendo em Salamanca os estudos universitários (entre 1521 e 1522), ainda com pouca idade. 

Casou-se aos 21 anos, após ter se licenciado em Artes. Estudou Matemática e frequentou algumas cadeiras de Medicina. Graduou-se em Medicina em 1525. Em novembro de 1529, foi nomeado cosmógrafo do Reino e, um mês mais tarde, através de concurso, foi conduzir a cadeira de Filosofia Moral na Universidade de Lisboa. 

Em 1537, Nunes transferiu-se para a Universidade de Coimbra, para uma cadeira de Matemática, onde permaneceu até 1562. Tratava-se de um novo posto na universidade, que foi criado para fornecer instruções sobre os requisitos técnicos para a navegação, obviamente um assunto de grande importância em Portugal naquele período onde o controle do mar era uma grande virtude portuguesa. Além desse posto, foi apontado Cosmógrafo Real em 1529 e Cosmógrafo Real Chefe em 1547. Permaneceu nesse posto até sua morte. 



Nunes trabalhou com geometria e com trigonometria na esfera, publicando a obra Treatise on the Sphere. Também fez importantes trabalhos em álgebra e publicou Algebra em espanhol. Fora da Matemática, estudou Geografia, Física, Cosmologia e escreveu poesias. Também teve importante contribuição para a navegação escrevendo Navigandi Libri Duo em 1546. 

Inventou diversos instrumentos para a arte de navegar, como o Nónio, e escreveu muitos livros, focando temas variados, como a natureza, geografia, matemática, de que se destacam alguns títulos de obras que se tornaram célebres: "Livro de álgebra em aritmética e geometria", "Tratado em defesa da carta de marear", "De crepusculis", "Tábuas do movimento do sol", "Primeiro livro de Geografia - tradução comentada" e "Tratado da Esfera - teoria do sol e da lua". 

Bibliografia: MacTutor History of Mathematics archive.

Como referenciar: "Pedro Nunes Salaciense" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 26/01/2020 às 15:36. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/pedronunes.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA