Kurt Hensel

Kurt Hensel nasceu em 29 de dezembro de 1861 em Königsberg, Prussia (hoje Kaliningrad, Russia), e morreu no dia 1º de junho de 1941 em Marburg, Alemanha. Ele inventou os numeros p-adic, uma teoria algébrica que se demonstrou importante em aplicações mais recentes.

Hensel estudou matemática em Berlim e Bonn. Entre os seus professores estavam Lipschitz, Weierstrass, Kirchhoff, Helmholtz e especialmente Kronecker. Ele dedicou vários anos para a edição dos trabalhos colecionados de Kronecker. O seu trabalho seguiu esse de Kronecker no desenvolvimento da aritmética em campos de números algébricos.

Em 1897 o método de Weierstrass de desenvolvimento de séries para funções algébricas o conduziu à invenção dos números p-adic. Hensel estava interessado no primo exato que divide o discriminante de um campo de número algébrico. Os números p-adic podem ser considerados como uma conclusão dos números racionais, de um modo diferente da conclusão habitual que conduz aos números reais.



A invenção de Hensel conduziu ao desenvolvimento do conceito de um campo com estimação que teve uma grande influência na matemática mais recente. Ele pôde usar os seus métodos para provar muitos resultados na teoria de formas quadráticas e teoria do número.



Em 1923 que o potencial dos números p-adic foi demonstrado por Hasse quando ele formulou o princípio local-global. Ele mostrou que uma equação tem uma solução racional se e somente se tem uma solução nos números p-adic para cada primo p.



Hensel foi um professor na Universidade de Marburg até a sua aposentadoria em 1930. Em 1901 ele foi o editor do prestigioso e influencial Diário de Crelle.

Como referenciar: "Kurt Hensel" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 26/01/2020 às 15:33. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/hensel.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA