Jean Baptiste Joseph Fourier

Jean Baptiste Joseph Fourier, nascem em 21 de março de 1768, e morreu em 16 de maio de 1830. Foi um matemático francês conhecido principalmente pela sua contribuição à análise matemática do fluxo de calor. Treinado para o sacerdócio, Fourier não fez os seus votos. Ao contrário, dirigiu-se em direção a matemática. Ele estudou primeiro (1794) e depois ensinou matemática na recentemente criada Escola Normal. Ele se uniu (1798) ao exército de Napoleão em sua invasão do Egito como aconselhador científico, para ajudar a estabelecer instalações educacionais lá e levar a cabo explorações arqueológicas.

Depois do seu retorno para a França em 1801 ele foi designado prefeito do departamento de Isere por Napoleão.


Ao longo de sua vida Fourier demonstrou o seu interesse em matemática e físicas matemáticas. Ele ficou famoso pela sua Theorie analytique de la Chaleur (1822), um tratamento matemático da teoria de calor. Ele estabeleceu a equação diferencial parcial administrando a difusão de calor e resolveu isto usando série infinita de funções trigonométricas. Embora estas série terem sido usadas antes, Fourier as investigou em detalhe muito maior. A pesquisa dele, inicialmente criticada por sua falta de rigor, foi mostrada depois para ser válida. Proveu o ímpeto para o mais recente trabalho em séries trigonométricas e a teoria de funções de uma variável real.

Bibliografia: Bell, Eric T., Men of Mathematics (1937; repr. 1986); Grattan-Guinness, Ivor, Joseph Fourier (1972); Herivel, John, Joseph Fourier: The Man and the Physicist (1975)

Como referenciar: "Jean Baptiste Joseph Fourier" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 26/01/2020 às 14:15. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/fourier.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

O SONHO DE SER CANTOR

SOFRENDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA