Jean Le Rond d'Alembert

Jean Le Rond d'Alembert, nasceu em 17 de novembro de 1717, e morreu em 29 de outubro de 1783.

Foi um matemático e físico francês que desenvolveu as primeiras fases do CÁLCULO, formalizou a nova ciência da mecânica, e foi o editor de ciência da Enciclopedia de Diderot. Com DIDEROT e VOLTAIRE, ele foi uma das figuras principais do esclarecimento na França.

D'Alembert cresceu em Paris. Em 1741 ele foi admitido para a Academia de Ciência de Paris, onde ele trabalhou pelo resto de sua vida.

D'Alembert aparece com Daniel BERNOULLI, Alexis CLAIRAUT, e Leonhard EULER como um dos cientistas principais do tempo dele. Ele foi um dos primeiros a entender a importância de FUNÇÕES e o conceito de limites para o cálculo, e também abriu caminho o uso de equações diferenciais na Física.

Ajudou também a solucionar a controvérsia em física sobre a conservação de energia cinética melhorando a definição de Newton de força no seu Traite de dynamique (1742), que articula o princípio de d'Alembert de mecânica. Ele também estudou hidrodinâmica, a mecânica de corpos rígidos, e o problema de três-corpos em astronomia.

Bibliografia: Essar, Dennis F., The Language Theory, Epistemology, and Aesthetics of Jean Lerond d'Alembert (1976); Grimskey, Ronald, Jean D'Alembert (1963); Hankins, Thomas L., Jean D'Alembert: Science and the Enlightenment (1970); Pappas, John N., Voltaire and D'Alembert (1962); Van Treese, G. J., D'Alembert and Frederick the Great (1974).

Como referenciar: "Jean Le Rond d'Alembert" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 20/09/2018 às 21:46. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/dalembert.php