Christian Goldbach

Christian Goldbach foi um matemático prussiano (a Prússia foi uma região histórica, atualmente localizada em parte da Polônia). Filho de um pastor, nasceu em Königsberg, Brandemburgo-Prússia, no dia 18 de março de 1690 e morreu aos 74 anos em Moscou, no dia 20 de novembro de 1764. Parte de sua obra foi deixada incompleta quando morreu.

É conhecido por suas contribuições à resolução de problemas no domínio da matemática, principalmente pela famosa conjectura de Goldbach, um dos problemas mais antigos não resolvidos da matemática, proposto no dia 7 de junho de 1742.

Goldbach estudou na Royal Albertus University. Estudou Matemática, Direito e Medicina, mas pouco se sabe sobre sua juventude e sua vida antes de seu ingresso para lecionar na Academia das Ciências de São Petersburgo, em 1725, onde tornou-se tutor do czar Pedro II.

Aos vinte anos, partiu numa longa viagem pela Europa, conhecendo pessoalmente muitos matemáticos famosos, incluindo Leibniz, Nicolau Bernoulli e Leonhard Euler, com quem discutiu longamente sobre sua conjectura sobre somas de números primos, além de solicitar a ele ajuda para testar suas teorias matemáticas.

Em 1742, ele ingressou no Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Acredita-se que Christian Goldbach tinha a matemática mais como uma atividade recreativa e de passatempo.

Como referenciar: "Christian Goldbach" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2022. Consultado em 11/08/2022 às 17:50. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/christianGoldbach.php

Curso on-line do Só Matemática

Coleção completa das videoaulas do Só Matemática para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.