Henry Briggs

Henry Briggs foi um matemático inglês, nasceu em fevereiro de 1561, e morreu em 26 de janeiro de 1630. Foi o homem mais responsável pela aceitação dos logaritmos pelos cientistas.

Briggs foi educado na Universidade de Cambridge e foi o primeiro professor de geometria na Faculdade de Gresham, Londres. Em 1619 ele foi designado o professor de geometria em Oxford.

Impressionado com o poder dos logarítmos, Briggs chegou a visitar seu inventor, John Napier, em Edimburgo, Escócia. Para obter os logaritmos era sempre útil ter tabelas de consulta, tábuas de cálculo. Nesse encontro, em Edimburgo, Napier e Briggs concordaram que as tábuas seriam mais úteis se fossem alteradas de modo que o logarítmo de 1 fosse 0 e o logaritmo de 10 fosse uma potência conveniente de 10, nascendo assim os logaritmos briggsianos ou comuns, ou os logaritmos de hoje em dia.

Briggs publicou trabalhos em navegação, astronomia, e matemática. Ele propôs os logaritmos "comuns", com base dez, e construiu uma tabela de logaritmos que foi usada até o século 19.

Como referenciar: "Henry Briggs" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 18/10/2018 às 23:46. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/briggs.php