Alcuino de York

Alcuino de York nasceu na Grã Bretanha na cidade de Northumbria em 735 e morreu dia 19 de Maio de 804 em Tours, na França. Estudou na Itália e também na escola catedral de York, onde ensinou durante cerca de 15 anos. Foi lá que criou uma das melhores bibliotecas da Europa de então e transformou a escola em um dos maiores centros de saber. 

Em 782 foi convidado por Carlos Magno para tomar conta das questões educacionais da sua corte. Fundou o palácio-escola de Aix-la-Chapelle onde eram ensinadas as sete artes liberais segundo o sistema educacional de Cassiodorus. É atribuída a Alcuino a autoria de diversos problemas Matemáticos para jovens, intitulados como Propositiones ad Acuendos Juvenes (Problemas para Estimular os Jovens). Estes 53 problemas e as suas soluções nos dão uma ideia do estado da educação matemática durante o reinado de Carlos Magno.

Como referenciar: "Alcuino de York" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2018. Consultado em 22/07/2018 às 13:37. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/biograf/alcuino.php