Aplicativos, Softwares e Jogos de Celulares na Matemática
Ana Maria Antunes
Esse texto relata sobre uma das possibilidades para o ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades de aprendizagem em matemática, que seria inserir a tecnologia no cotidiano escolar.
As dificuldades de aprendizagem são caracterizadas por um resultado substancialmente abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Alguns estudantes apresentam baixa autoestima em relação à sua capacidade de compreender a Matemática e muitos acreditam que essa disciplina é a mais importante para a vida diária e, também a mais difícil de se aprender.
O ensino da matemática, associado aos jogos e aplicativos, contribui para uma maior compreensão das dimensões práticas da vida humana. Por exemplo, quando usamos o celular, QR Code, Tablets e outros instrumentos tecnológicos, percebemos claramente essa ligação. A tecnologia se tornou parte da vida social, logo, hoje torna-se impossível falar de aprendizado e educação sem os recursos tecnológicos.
Ao usarmos os jogos e aplicativos para celulares como instrumentos de ensino e aprendizagem da matemática, estamos demonstrando que a matemática é fundamental e está em todos os contextos. Por meio dos jogos on-line e aplicativos podemos facilitar o aprendizado da matemática, tornando-o agradável, interessante, divertido e simples.
O uso dos jogos na sala de aula é uma forma de valorizar a comunicação, interação e o raciocínio, tornando-se um dos caminhos para expor as estratégias de resolução de problema, no qual o estudante é capaz de fazer uma análise de seu próprio erro e refletir sobre as estratégias empregadas para solucionar um problema.
Dessa forma, esses recursos podem ser utilizados na aprendizagem da matemática, permitindo que os estudantes deixem de ser espectadores e passem a ter controle sobre suas ações, criando assim uma oportunidade para reflexão, para que vivenciem situações em que são capazes de simbolizar e de abstrair, expandindo as possibilidades de aprendizado, permitindo o aperfeiçoamento da autoestima, assertividade, empatia e interação.
O uso de aplicativos de celulares e jogos on-line proporcionam momentos de descontração e prazer. Logo, durante essas atividades prazerosas e em meio as brincadeiras os estudantes interagem melhor. Entretanto, para que ocorra essa interatividade será necessário que o professor atue como um mediador e conduza à proposta pedagógica.
Nesse sentido, é possível compreender que os aplicativos de celulares e jogos on-line possibilitam o desenvolvimento e a apresentação de conteúdos matemáticos, por meio de propostas metodológicas fundamentadas nos interesses dos estudantes, proporcionando motivação, atitudes positivas, satisfação e desejo em descobrir novos caminhos para o aprendizado.
O jogo on-line e aplicativos podem se tornar uma valiosa ferramenta para construir, aplicar ou fixar conceitos, caberá ao professor observar os elementos matemáticos e determinar à finalidade do jogo. Alguns estudos, tem se debruçado em analisar as estratégias criadas pelos professores que ensinam matemática, por meio da utilização de jogos em sala de aula.
Adaptar os recursos materiais e intervir nos processos de desenvolvimento dos estudantes é algo complexo, sendo necessário um olhar diferenciado para as atividades com vistas a compreender que tipo de saberes matemáticos estão intrínsecos nessas tarefas e de que forma podemos ajudar o estudante a ponderar sobre esses saberes.
Nesse sentido, serão apresentados alguns links de aplicativos de celulares e jogos on-line que podem ser utilizadas para o ensino da matemática. Lembrando que são sugestões de sites para jogos on-line e para aplicativos de celulares, contudo cabe ao professor adaptar, utilizar e ampliar as discussões acerca da matemática explicita ou intrínseca nos jogos.
O que modificará sua finalidade é como o professor mediará o recurso e que discussões trará para sala de aula acerca dos conteúdos investigados. Para tal, o professor precisa planejar, elaborar e estruturar sua aula, com vista a atingir os objetivos desejados por meio dos recursos implementados, tecnológicos ou não.