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O ensino da matemática com significação nos anos iniciais da educação básica - parte 8

O ensino da Geometria na escola desde as séries iniciais da Educação Básica tem sido essencialmente utilitário. Busca-se o domínio de técnicas operatórias que são necessárias à vida prática e a atividade comercial, portanto de grande importância para o desenvolvimento do raciocínio espacial do aluno. Cabe a nós que somos professores, mediarmos este conhecimento, levando os alunos a refletirem e enxergarem a geometria em toda à parte, mesmo quando o conhecimento geométrico é trazido nos últimos capítulos dos livros.

É importante destacar que a geometria deverá ser vista pelo aluno com um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, levando-o a perceber que, a matemática está ao seu redor nas formas geométricas. Isso pode ocorrer se as aulas privilegiarem atividades significativas para os alunos, desenvolvendo neles aspectos importantes que abranjam uma postura ampliada nas atividades vivenciadas pela criança. Além de influenciarem essa criança a despertar sua imaginação, criatividade e disposição para aprender brincando.

As atividades lúdicas permitem a criança interagir com o meio, bem como se socializar com outras crianças, promovendo assim não somente o desenvolvimento cognitivo como também a socialização. Trabalhar com atividades concretas nas quais as crianças ao manipularem esses materiais consigam construir suas aprendizagens com significação, é sem sombra de dúvida tarefa do professor.

4 Um enfoque sobre o ensino da estatística

Estatística é uma ciência que surgiu na Antiguidade e se desenvolveu paralelamente à própria civilização humana e, com certeza, dificilmente alguém conseguiria descobrir a sua origem. Haja vista que, há mais de 3.000 anos a.C., os antigos egípcios deixaram dados estatísticos sobre seus povos gravados em monumentos históricos daquela época, principalmente nas famosas pirâmides.

Além deles, os chineses, realizaram um censo demográfico no ano 2.275 a.C., e bem mais tarde, os romanos no ano 556 a.C., também realizaram trabalhos bastante semelhantes. Nessas épocas, os censos concentravam-se basicamente no levantamento do número de habitantes, nascimentos, óbitos e, até mesmo as forças de guerra, pois o principal objetivo disto estava em fornecer dados confiáveis aos então governantes.

Na era cristã, principalmente no primeiro milênio, houve, também diversos censos demográficos, notadamente em Israel e alguns paises do Ocidente. Entretanto, a partir do século XVI a Estatística começou a ganhar importância, passando a ser estudada por matemáticos e filósofos, e consequentemente introduzida nos currículos das grandes universidades.

O termo estatística foi utilizado em pleno século XVIII, para denominar a ciência dos negócios do Estado e significava levantamento de dados efetuados somente por órgãos governamentais. Esses levantamentos eram direcionados a orientar o Estado na cobrança de impostos, bem como, para determinar estratégias de guerras que se caracterizavam por sucessivas batalhas. Evidentemente, era necessário que os altos comandantes mantivessem um certo controle de seu potencial bélico.

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Na atualidade, a Estatística é considerada como um ramo da Matemática Aplicada e Contínua que se caracteriza por um conjunto de métodos e processos que permitem coletar, organizar, descrever e analisar dados com o objetivo prático para a tomada de decisões em nível governamental e empresarial.

O termo população em estatística pode ser considerado como sendo o conjunto de objetos, pessoas ou coisas que possuem pelo menos uma característica em comum e que interessa a um determinado fenômeno coletivo.

Podemos ressaltar que a população ou universo estatístico, normalmente possui um grande número de elementos que o representa. Entretanto, na maioria das vezes, quando se pretende fazer uma pesquisa, limita-se à coleta de dados de uma pequena amostra dessa população, esses dados serão analisados e expressaram a totalidade da população envolvida na pesquisa. É indispensável que essa pequena parte da população analisada seja criteriosamente selecionada, para que represente fielmente o conjunto como um todo. Portanto, para que se conclua uma determinada pesquisa de opinião em qualquer segmento de nossa sociedade é indispensável que se tenha um método apropriado para tal.

Os dados após a coleta e organização serão tabulados e expressos na forma de tabelas de séries estatísticas, que é um conjunto de dados organizados de acordo com os critérios específicos de cada variável envolvida na pesquisa. Uma tabela tem como principal objetivo o agrupamento de dados de mesma natureza, para facilitar sua interpretação e análise. As tabelas apresentam valores absolutos coletados de forma bem organizada, resumida e de acordo com uma ordem pré-estabelecida.

Após dos dados serem organizados em tabelas de séries estatísticas poderão também se apresentar na forma de gráficos estatísticos, cujo objetivo é produzir no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos expressam de forma mais rápida e clara a compreensão das séries. Em linhas gerais, os dados estatísticos representados através de gráficos são importantes porque permitem uma visualização global do fenômeno em estudo, possibilitando uma análise rápida e segura, basicamente sem questionamentos. A sua compreensão é bastante fácil até pelos leigos em estatística.

Entretanto é fundamental que seja feito de forma criteriosa e seguindo certos padrões que venham a permitir sua interpretação de maneira objetiva. Normalmente, os gráficos são padronizados e ajustados a determinadas situações, contudo o fundamental é que eles representem, com clareza, o fenômeno estatístico para o qual foram elaborados. Pode-se, inclusive utilizar-se de cores fortes para destacar dados que merece maior atenção do observador.

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Como referenciar: "O ensino da matemática com significação nos anos iniciais da educação básica" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2024. Consultado em 29/03/2024 às 09:07. Disponível na Internet em https://www.somatematica.com.br/artigos/a33/p8.php

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