Ensino Fundamental
 Ensino Médio
 Ensino Superior
 Trabalhos de Alunos
 Matemática Financeira
 Estatística
 Biografias Matemáticas
 História da Matemática
 Laifis de Matemática
 Softwares On-line
 Softwares Matemáticos

 Shopping Matemático
 Videoaulas em DVD
 Softwares em CD
 Pacotes Promocionais
 Só Vestibular

 Só Exercícios
 Desafios Matemáticos
 Matkids
 Provas de Vestibular
 Provas Online

 Área dos Professores
 Comunidade
 Fóruns de Discussão
 Artigos Matemáticos
 Dicionário Matemático
 FAQ Matemática
 Dicas para Cálculos

 Jogos Matemáticos
 Mundo Matemático
 Histórias dos Usuários
 Curiosidades
 Absurdos Matemáticos
 Pérolas da Matemática
 Paradoxos
 Simulador da Mega-Sena
 Simulador da Lotofácil
 Piadas e Charges
 Charadas
 Poemas
 Palíndromos

 Indicação de Livros
 Símbolos Matemáticos
 Frases Matemáticas
 Matemática para o Enem
 Fale conosco

Busca geral

Pesquisa em todas as seções do site.


Gostou do site?

Recomende-o para um amigo.

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:


Como interpretar problemas matemáticos

Você sabia que o português está diretamente ligado à resolução de problemas matemáticos? Exatamente! Se você não souber interpretar o enunciado de uma questão, fica difícil converter as informações do problema para linguagem matemática.

 

 

Pensando nisso, o Só Matemática preparou algumas dicas para ajudar você a interpretar certas informações que são comuns nos enunciados das questões de concursos, vestibulares ou até daquela simples tarefa de casa.

Qual é o número...?

Provavelmente você já deve ter visto a pergunta acima. Quando ela aparece, significa que precisamos encontrar o valor de um número, então vamos logo chamá-lo de x. Portanto, já escreva:

 

x = ?

 

Aliás, sempre que aparecerem perguntas envolvendo pronomes interrogativos (como "qual" e "quanto"), significa que precisamos encontrar o x da questão.

E quando aparecem as preposições?

Fique atento quando encontrar preposições como "de", "da" e "do", pois elas costumam indicar uma operação de multiplicação.

 

Por exemplo, se um problema pede de x, temos a expressão:

, que equivale a .

 

Veja outro caso:

Lucas tem 21 anos. Quanto vale da sua idade?
(veja que usamos a multiplicação)


 

Acompanhe mais um exemplo:

Quanto vale ?

 

Outra preposição que aparece bastante nos problemas matemáticos é a "por", que normalmente indica uma operação de divisão. Repare que essa preposição também está "escondida" dentro do sinal % ("por cento"). Veja os exemplos:

2 por 3 =



Quanto vale 1/5 de 10% de 500?

O dobro, o triplo, a metade...

Você também poderá encontrar as palavras abaixo, que são traduzidas da seguinte forma na matemática.

 

O dobro de um n°? 2x

 

O triplo de um n°? 3x

 

O quádruplo de um n°? 4x

 

A metade de um nº?

 

A terça parte de um nº?

 

A quarta parte de um nº?

 

E assim por diante.

 

Verbos

No enunciado da questão, verbos como "é", "tem" e "equivale" significam igualdade. Acompanhe os enunciados a seguir e suas traduções para linguagem matemática.


Carlos e João têm juntos 50 anos.
C + J = 50

 

Rodrigo tem 10 anos a mais que Marcelo.
R = M + 10

 

Daqui a 5 anos, a idade de Luiz será a metade da idade de Pedro.

Repare que, na hora de formar a equação, ao somarmos cinco anos na idade de Luiz, devemos somar também 5 anos na idade de Pedro, pois o tempo passa da mesma forma para ambos.


O dobro de um número aumentado em 6 equivale à quinta parte deste número diminuído de 7.

 

Observe agora essas duas perguntas, que parecem ser iguais, porém possuem uma diferença:

Qual é a metade de cinco mais cinco?
Qual é a metade de: cinco mais cinco?

 

A quebra da frase causada pelos dois pontos (:) indica que devemos calcular primeiro a expressão que vem depois deste sinal (5+5), para depois encontrar sua metade. Já na primeira frase, onde não há pausas, lendo da esquerda para direita, calculamos primeiro a metade de 5, para depois somar os outros 5. Resumindo, as duas expressões seriam:

 

Qual a metade de cinco mais cinco?


Qual a metade de: cinco mais cinco?

 

Soma, diferença, produto e quociente

Estes termos indicam, respectivamente, o reultado das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Portanto:

 

Soma de x e y significa: x+y

 

Diferença entre a e b significa: a-b

 

Produto de x e y significa: x.y ou xy

 

Quociente entre a e b significa:

 

Veja alguns exemplos de expressões:

 

O quádruplo da soma de a e b:
4.(a+b)

 

A oitava parte da diferença de x e y:

Antecessor e consecutivo

São outros termos bem frequentes nas questões matemáticas:

O antecessor de um número significa x-1
O consecutivo de um número significa x+1

 

Repare como é importante analisar bem o enunciado da questão. Essas suas expressões são totalmente diferentes:

O triplo do consecutivo de um número
O consecutivo do triplo de um número

 

A primeira representa a expressão matemática 3(x+1), enquanto a segunda representa a expressão 3x+1.

 

Caso o enunciado apresente a expressão "dois números consecutivos", você pode representá-los como:
x e x+1

 

Da mesma forma, se forem três números consecutivos, teríamos:
x, x+1 e x+2

 

Oposto e inverso

Por fim, você pode encontrar também os seguintes termos:

Oposto de um número significa -x
Inverso de um número significa

 

Por exemplo:

O oposto do inverso de um número é igual a 5.

 

Gostou deste artigo? Aguarde, em breve teremos mais dicas de outros assuntos!

 

Como referenciar: "Como interpretar problemas matemáticos?" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2017 [consultado em 24/09/2017 às 23:35]. Disponível na Internet em: http://www.somatematica.com.br/faq/interpretar.php

<< Voltar para Dúvidas Frequentes

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário
Anuncie | Investidores | Sala de imprensa | Sugestões | Fale conosco

Copyright © 1998 - 2017 Só Matemática. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.